Tropicalismo - Ideologia ou utopia?

Tropicalismo - Ideologia ou utopia?

Judite Botafogo - Recife
Nova Presença - 12/2003
ISBN: ----------

"Do silêncio de Lagoa do Carro aos ecos do tropicalismo.

Para caminhar sobre a delicada ponte que leva os olhos do outro todo silêncio é pouco. - Roseane Murray"

"Silêncio não significa solidão nem liberdade, porque ambos estão indissoluvelmmente ligados, mas os caminhos do silêncio podem nos levar As inúmeras interpretações do próprio silêncio, como:
Eu sou da Lagoa
A Lagoa é tudo
Ela é meu mundo,
pois aqui nasci...

Assim, acredito que no silêncio bucólico de uma lagoa, Judite Botafogo, amada e amante de sua cidade natal, encontrou a tranquilidade para suas inspirações poético-literárias para suas composições artísticas. E amúsica que por excelência se forma de sons e ruídos, que no silêncio da pausa de suas notas, que precedem a tantas outras notas, encontra sua verdadeira grandeza.
E essa música veio através de um movimento chamado tropicalismo, que surgiu de sentimentos de socialistas de uma geração, especialmente de Caetano Veloso e Gilberto Gil, abraçado por tantos outros. Foi um movimento que se eternizou no circuito musical.
Eternizado fica, neste instante, esta publicação denominada Tropicalismo:
ideologia ou utopia?, que tão bem soube enaltecer uma parte da história da música popular brasileira.
Que a força do movimento fique abraçada aos textos desta obra que, com certeza, receberá as láureas de uma vitória do Silêncio de Lagoa do Carro aos ecos do tropicalismo. - José Ricardo Paes Barreto"

 
2009 © Gege Produções Artísticas Refazenda fez