Ficha técnica da faixa:
arranjo, voz e violão – Gilberto Gil
Outras gravações:
“Ai plays Donato”, Ai Yazaki, Pôr Do Som Produções Artísticas 2013
“MPB piano collection/Gilberto Gil”, Arthur Moreira Lima, Sony Music 2000
“Bonfim / Nilópolis”, Ary Dias e Cidinho Moreira, Eduardo Magalhães De Carvalho 2008
“Sábado ao vivo”, Bena Lobo, Discobertas 2008
“Carla Visita Gilberto Gil (só chamei porque te amo)”, Carla Visi, MZA 2001
“Doris Monteiro agora”, Doris Monteiro, EMI 2004
“America”, Edsel Gomez e Arismar Do Espírito Santo, Lua Discos 2005
“Brasileirissimas”, Emilio Santiago, Philips 1976
“Duetos”, Gal Costa com Wanda Sá e Celia Vaz, BMG 2002
“Gilberto Gil ao vivo”, Gilberto Gil, Polygram Music 1998
“O seu amor”, Gilberto Gil, Universal Music 2004
“Isabella Paz” 1999
“MPB especial”, João Donato, Discobertas 2009
“Samboleiro”, João Donato, Dubas Musica 2009
“Sambou, sambou”, João Donato, EMI Music 2011
“Beira do mar”, João Donato, Dubas Musica 2000
“Lugar comum”, João Donato, Universal Music 2008
“MPB especial”, João Donato, Discobertas 2009
“Mar4”, João Donato, Dubas Music 2001
“Coisas tão simples”, João Donato, EMI Music 2006
“BIS bossa nova”, João Donato, EMI Music 2001
“S bossa nova 4”, João Donato, EMI Music 2004
“Retratos”, João Donato, EMI Music 2004
“O compositor e o interprete”, João Donato, Philis 1981
“João Donato e convidados”, João Donato, Biscoito Fino 2005
“Caipirinha -the best of pure Brazil II”, João Donato, Universal Music 2005
“The boys from Ipanema – pure Brazil II – CD 1”, Universal Music 2005
“João Donato”, João Donato e convidados / Donatural, Biscoito Fino 2005
“Água”, João Donato E Paula Morelenbaum, Biscoito Fino 2010
“Estúdio 66”, João Donato E Ricardo Silveira, MZA Música E Produções 2010
“Datas”, Kika Tristão, Visom Produções Artisticas 2008
“Leny Andrade”, Leny Andrade, Albotroz 2002
“Songbook João Donato – vol 3”, Leny Andrade, Lumiar Discos 2015
“Manu Santos”, Manu Santos, Saladesom Produções Artísticas 2010
“Contramão”, Mário Eugênio, Tratore Distribuição de CD 2010
“Paixão de Nelson Ayres Trio”, Nelson Ayres, Nelson Luiz Ayres De Almeida Freitas 2011
“Sandra Duailibe Convida Cely Curado – A Bossa Do Tempo”, Sandra Duailibe Forte Barbosa 2008
“Negócio da China – t.s. da novela”, Sérgio Mendes 2008
“Encanto”, Sérgio Mendes featuring Jovanotti, Universal Music 2008
“Cores vivas”, Vanessa Moreno e Fi Maróstica, Tratore Distribuição de cd
“Like (love, inspiration, knowledge, energy)”, Vitoria Maldonado E Ron Carter, Vitoria Maldonado 2015
“A música de João Donato possui uma molecularidade própria imediatamente identificável, como se fosse composta de um número regular de átomos de uma substância simples, fundamental e conhecida; como o H2O. São muito dele um desprezo pela complexidade e uma essencialidade infantil no modo de compor. Isto já está no modo de ele falar, de utilizar a linguagem: João Donato é econômico, minimalista.
“Como o som musical, por mais qualificado que seja em relação à palavra, ainda não é o silêncio, a palavra acaba também não sendo um corpo absolutamente estranho na sua música. É como se, no fundo, as suas moléculas melódicas quisessem dizer coisas – mas as palavras é que dizem; as palavras é que querem dizer; dizer – é da palavra! Por isso ela cabe na sua música. A exigência, colocada de antemão pela forma como ele melodiza, é a de só dizer o que não pode deixar de ser dito; em reduzir o que se quer dizer à expressão mais essencial para compatibilizá-la com a intenção primordial da celularidade musical dele. Isso é que é difícil.”
*
“A letra de Lugar Comum foi escrita em Itapuã, no verão, estimulada pela sensação boa de estar ali e de ali ser um lugar comum a tanta gente comum – pela idéia de comunidade. Os versos finais reafirmam minha obsessão com o eterno retorno, com o sentido yin-yang da realimentação, do embricamento vida-e-morte e da polaridade dos contrários: a coisa de o um dar o dois, o dois dar o três, e o três dar tudo.
“A música, sem palavras, eu já conhecia e cantava; tinha uma admiração profunda pela beleza condensada dela. À época, o João Donato tinha voltado dos Estados Unidos e feito sua reintrodução à cena brasileira. Naquele momento fazíamos tudo informalmente: saíamos pelas noites, ele cantarolava as músicas e eu imaginava palavras para elas. Assim fizemos também A Bananeira, A Bruxa de Mentira, Emoriô, Que Besteira…”