Gilberto Gil
Veja o que aconteceu com Gilberto Gil ao longo dos anos
1942
1942
26 de junho
Nasce em Salvador, Bahia, Gilberto Passos Gil Moreira, primeiro filho de José Gil Moreira, médico, e Claudina Passos Gil Moreira, professora primária. Vinte dias depois, a família, que havia se transferido para a cidade para o nascimento da criança, volta para Ituaçu, no interior do estado, onde morava.
1943
1943
11 de agosto
Nasce Gildina Passos Gil Moreira, irmã de Gilberto Gil; seus pais José e Claudina não terão mais filhos.
1944
1944
Gil passa a infância em Ituaçu. Os ensinamentos do curso primário (equivalente, hoje em dia, ao primeiro grau até a quarta série) serão recebidos em casa, dados pela avó Lídia.
1951
1951
Dezembro
Para fazer o curso ginasial (correspondente à quinta, sexta, sétima e oitava séries do atual primeiro grau), Gil se muda para Salvador, onde passa a morar com a tia paterna Margarida; a irmã Gildina vai junto.
1952
1952
Faz o curso de admissão para o ginasial no Colégio Nossa Senhora da Vitória, da congregação dos maristas. Por influência de Luiz Gonzaga e do baião, começa a aprender acordeom; no início tem aulas particulares, depois – e até 1956 – freqüentará a Academia de Acordeom Regina.
1953
1953
Cursa o ginasial no Colégio Nossa Senhora da Vitória, onde nos anos seguintes fará também o colegial (o segundo grau de hoje).
1957
1957
Cursa o colegial.
1959
1959
Gil escreve seus primeiros poemas, a maioria metrificados e influenciados por sua leitura (românticos como Castro Alves e Gonçalves Dias, parnasianos como Olavo Bilac) no campo da poesia até então; um deles, Triste serenata, com alguns versos substituídos, será musicado mais tarde.
Gil integra, como acordeonista, Os Desafinados, conjunto instrumental que se apresenta em festas de aniversário, escolas e sedes de clubes de Salvador e no qual Gil tocará até 1961. Ao mesmo tempo, sob o influxo de João Gilberto e da bossa nova, Gil começa a tocar e a estudar violão; até ter o seu, usará o da irmã.
1960
1960
Depois de terminar a terceira série colegial, prestar o exame de vestibular para a faculdade de engenharia e não conseguir passar, Gil faz um ano de preparação para vestibular (cursinho), agora para tentar a faculdade de administração de empresas.
Participa de concurso do Ministério da Fazenda para trabalhar na alfândega.
1961
1961
Começa a cursar a faculdade de administração de empresas da Universidade da Bahia. Adota o violão como o seu instrumento, depois de ganhar um de sua mãe.
1962
1962
Gil define suas primeiras canções ao violão – suas primeiras bossas -, nas quais vinha trabalhando anteriormente. Começa a compor jingles e a tocar em gravações de jingles, para o estúdio JS, o que fará em Salvador até 1964. Faz suas aparições iniciais na televisão, num programa musical da TV Itapoã, JS comanda o espetáculo, onde continuará se apresentando nos dois anos seguintes.
Conhece e passa a namorar Belina de Aguiar (nascida em Salvador, em 26 de maio de 1938; bancária a época, mais tarde se tornará professora universitária). É nomeado fiscal do imposto aduaneiro, função que exercerá por mais dois anos.
Pela gravadora JS Discos, sai um compacto em 78 RPM, feito de cera de carnaúba, com a primeira gravação de uma música sua, “Bem devagar”, com o conjunto vocal As Três Baianas (que deu origem ao Quarteto em Cy); Gil participa da gravação tocando acordeom. A mesma gravadora lança um compacto simples com uma música feita para a Petrobras, “Povo petroleiro”, onde, no lado B, Gil interpreta a marcha carnavalesca “Coça, coça, lacerdinha”; é a sua primeira gravação cantando.
1963
1963
Gil grava e lança, pela JS Discos, seu disco de estréia, Gilberto Gil – sua música, sua interpretação, um compacto duplo (EP) com quatro músicas suas: “Serenata de teleco-teco”, “Maria Tristeza”, “Vontade de amar” e “Meu luar, minhas canções”.
No mesmo ano sai o seu segundo disco, um 78 RPM com um samba de sua autoria gravado com o título “Decisão” (também chamado “Amor de carnaval”, como foi posteriormente editado) e uma marcha-rancho, “Vem, Colombina”, de Silvan Castelo Neto e Jorge Santos. Gil é apresentado a Caetano Veloso pelo produtor Roberto Santana; pouco depois, conhece Maria Bethânia e Gal Costa.
1964
1964
Junho
Gil, Caetano, Bethânia, Gal (ainda Maria da Graça, a época) e Tom Zé fazem o show Nós, por exemplo, que inaugura o Teatro Vila Velha, de Salvador; com direção geral de João Augusto (e musical de Gil e Roberto Santana), o espetáculo tem ainda as participações de Alcyvando Luz, Antonio Renato e Djalma Correa, e traz em seu repertório bossas, canções de Dorival Caymmi e dos compositores participantes.
7 de setembro
Nós, por exemplo volta a ser apresentado no Teatro Vila Velha.
Dezembro
Gil se forma em administração de empresas.
1965
1965
Janeiro
Para fazer teste na Gessy Lever, viaja para São Paulo, onde conhece Chico Buarque, no João Sebastian Bar.
Março
Apresenta seu primeiro show individual, Inventário, no Teatro Vila Velha; a direção é de Caetano.
29 de maio
Casa-se com Belina que passa a se chamar Belina de Aguiar Gil Moreira.
Junho
Muda-se com a mulher para São Paulo e vai trabalhar na Gessy Lever. Após um mês e meio de estada em hotel e igual período de tempo em Campinas, onde está a fábrica da Gessy irão morar na Cidade Vargas, bairro do subúrbio da capital.
Segundo semestre
Em São Paulo, Gil é trainee na Gessy Lever está sendo preparado para se tornar diretor da empresa. A noite, frequenta lugares como a Galeria Metrópole onde conhece e se encontra com outros artistas; toca e canta em bares como o Redondo e o Bossinha. Dá início a parcerias com os letristas Capinan e Torquato Neto. Participa, com Caetano, Gal, Bethânia e Tom Zé, de Arena canta Bahia, espetáculo dirigido por Augusto Boal e encenado no TBC (no Teatro Oficina, integrará o elenco de outro espetáculo de Boal, Tempo de guerra). Por essa época, Gil grava sua primeira fita demo, no escritório de uma editora musical; trata-se de uma fita de trinta minutos em que são apresentados trechos de dezoito músicas.
Outubro
Grava pela RCA Victor um compacto simples com as músicas “Procissão” (dele) e “Roda” (dele e João Augusto). Participa do 4º Festival da Balança, da Universidade Mackenzie, em São Paulo, com a música “Iemanjá” (com Othon Bastos).
1966
1966
22 de fevereiro
Nasce Nara de Aguiar Gil Moreira, primeira filha de Gil e Belina; em Salvador.
Meio do ano
Gil começa a se destacar na televisão, especialmente no programa O fino da bossa, apresentado por Elis Regina, na TV Record. É contratado pela Philips para fazer seu primeiro LP. Abandona o emprego na Gessy Lever e decide viver somente de música. Muda-se com a mulher e a filha para o Rio onde gravará seu album de estréia.
Outubro
Concorre como compositor no 1º Festival Internacional da Canção, da TV Rio, no Rio, com “Minha senhora” (parceria com Torquato Neto) apresentada por Gal Costa, e no 2º Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, em São Paulo, com “Ensaio geral”; esta, interpretada por Elis Regina, se classifica em quinto lugar.
Final do ano
É lançado pela Philips um compacto simples com “Ensaio geral” (lado A) e “Minha senhora” (B). No Teatro Opinião, no Rio, Gil estréia, com Bethânia e Vinicius de Moraes, o show Pois é.
1967
1967
Início do ano
Compõe com Capinan músicas para Brasil ano 2000, filme de Walter Lima Jr. É contratado pela TV Excelsior, de São Paulo, para fazer o programa Ensaio geral.
3 de fevereiro
Nasce Marília de Aguiar Gil Moreira, segunda filha de Gil e Belina; no Rio de Janeiro.
Meio de fevereiro
Gil viaja a Recife, onde passa dois meses; no Teatro Popular do Nordeste, apresenta seu primeiro show individual autodirigido.
Março
Gil e Belina se separam. A essa altura, Gil já está sendo empresariado por Guilherme Araújo.
Maio
É lançado o seu primeiro LP, Louvação, com as músicas: “Lunik 9”, “Ensaio geral”. “Maria (Me perdoe, Maria)”, “Mancada” e “Procissão” (as cinco só dele); “Louvação” e “A rua” (ambas dele e Torquato Neto); “Viramundo” e “Água de Meninos” (dele e Capinan); “Beiramar” (dele e Caetano Veloso); “Roda” (dele e João Augusto) e “Rancho da Rosa Encarnada” (dele, Torquato Neto e Geraldo Vandré). Ensaio geral sai do ar. Gil passa a viver com a cantora Nana Caymmi (nascida no Rio de Janeiro, em 29 de abril de 1942), filha do compositor Dorival Caymmi; até o final de 1968, quando o casamento terminará, Gil se dividirá entre Rio e São Paulo, onde o casal residirá no Hotel Danúbio.
Outubro
Gil apresenta sua música “Domingo no parque”, acompanhado do conjunto Os Mutantes, no 3º Festival de Música Popular Brasileira (no qual concorreu também com “Bom dia”, parceria com Nana Caymmi), da TV Record; a canção termina classificada em segundo lugar. Por essa época já está em desenvolvimento o tropicalismo, movimento de vanguarda da música popular brasileira, de influência modernista (oswaldiano-antropofágica), criado pelo grupo baiano integrado por Gil e do qual participam Caetano, Torquato, Capinan, Tom Zé, Gal e Rogério Duarte, além dos maestros e arranjadores Rogério Duprat, Júlio Medaglia e Damiano Cozzella; o tropicalismo chegara ao auge no ano seguinte e terá conseqüências profundas na cultura do país.
1968
1968
Início do ano
Depois de participar do show Momento 68, patrocinado pela Rhodia e levado também a Portugal e Espanha, Gil grava seu segundo LP e o disco coletivo dos tropicalistas, com Caetano, Gal, Tom Zé, Nara Leão, Mutantes e Rogério Duprat.
Março
Sai um compacto com “Pega a yoga, cabeludo” (de Gil e Juan Arcon) e “Barca grande” (de Gil).
Maio
É lançado o disco tropicalista de Gil, Gilberto Gil, com: “Coragem pra suportar”, “Ele falava nisso todo dia”, “Procissão”, “Luzia Luluza”, “Pé da roseira” e “Domingo no parque” (todas só dele); “Domingou” e “Marginália 2” (ambas dele e Torquato); “Frevo rasgado” (dele e Bruno Ferreira) e “Pega a yoga, cabeludo”.
Julho
Lançamento de Tropicália ou Panis et circensis; o repertório inclui, de Gil, as músicas “Panis et circensis”, “Lindonéia” e “Batmakumba” (as três dele e Caetano), “Miserere nobis” (parceria com Capinan) e “Geléia geral” (com Torquato) – esta, uma das canções-manifesto do movimento.
Setembro
Gil concorre na eliminatória paulista do Festival Internacional da Canção com “Questão de ordem”, que não obtém classificação para a fase final, no Rio.
Outubro
“Questão de ordem” é lançada num compacto trazendo do outro lado “A luta contra a lata ou a falência do café” (também de Gil).
Novembro
“Divino, maravilhoso” (parceria com Caetano), cantada por Gal, participa do 4º Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record; alcança o terceiro lugar. A canção dá nome a um programa experimental dos tropicalistas, levado na TV Tupi, de São Paulo. A essa altura, Gil já está namorando Sandra Barreira Gadelha (nascida em Salvador, em 15 de agosto de 1946), que abandonou o emprego como bancária em Salvador e foi para São Paulo, onde mora a irmã, Dedé Gadelha Veloso (casada, desde novembro do ano anterior, com Caetano).
Dezembro
Dias antes do Natal, Divino maravilhoso é apresentado pela última vez com Gil e Caetano.
27 de dezembro
Gil e Caetano são presos em São Paulo, vítimas das medidas de exceção advindas com a edição, em 13 de dezembro, do Ato Institucional nº 5 , que cerceou a liberdade artística e dos cidadãos. Os dois são levados para o quartel do Exército de Marechal Deodoro, no Rio.
1969
1969
Fevereiro
Soltos na Quarta-Feira de Cinzas, Gil e Caetano seguem para Salvador, onde ficarão submetidos a um regime de confinamento até saírem do país. Nesse período Gil conviverá com Rogério Duarte e o músico e filósofo Walter Smetak na Bahia.
Março
Gil casa-se com Sandra Barreira Gadelha.
Abril e maio
Grava, em Salvador, as partes de voz e violão de seu novo disco; sobre essas bases, Rogério Duprat fará os arranjos e dirigira as gravações complementares em São Paulo e Rio.
Julho
Depois de fazerem um show de despedida – que se transformará em disco mais tarde – no Teatro Castro Alves, Gil e Caetano partem com suas mulheres para o exílio em Londres; todos vão morar no bairro de Chelsea.
Agosto
São lançados, de Gil, um compacto com “Aquele abraço” – que será um dos maiores sucessos do ano no Brasil – e “Omã iaô” (também de Gil), e seu terceiro LP, Gilberto Gil, com: “Cérebro eletrônico”, “Volks-Volkswagen blue”, “Aquele abraço”, “Vitrines” e “Futurível” (todas dele); “Objeto semi-identificado” (dele, Rogério Duarte e Rogério Duprat); “17 léguas e meia” (de Humberto Teixeira e Carlos Barroso), “A voz do vivo” (de Caetano) e “2001” (de Rita Lee e Tom Zé).
1970
1970
Março
Gil e Caetano dividem um show no Royal Festival Hall; é o primeiro de uma série de concertos em teatros que Gil fará, neste ano e no seguinte, na Inglaterra e em outros países da Europa: França, Suíça, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Suécia.
17 de maio
Nascimento de Pedro Gadelha Gil Moreira, primeiro filho de Gil e Sandra; em Londres.
Agosto
Gil é premiado com o Golfinho de Ouro, pelo Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro, em reconhecimento pelo samba “Aquele abraço”; recusa o prêmio, num artigo publicado no Pasquim, tablóide carioca.
Final de agosto
Gil, Caetano e outros músicos brasileiros fazem uma apresentação de improviso, fora da programação, no festival da ilha de Wight, na Inglaterra. Nesse período, Gil e Sandra estão morando em Notting Hill Gate. Também no mesmo ano, Gil grava no estúdio Chappell, de Londres, as músicas que compõe para a trilha sonora do filme Copacabana mon amour, de Rogério Sganzerla.
31 de dezembro
Gil participa de uma jam session no clube Revolution, de Londres, com músicos como David Gilmour, do Pink Floyd, e Jim Capaldi, do grupo Traffic, entre outros; participações em jams desse tipo, que já haviam ocorrido em 1970, se repetirão no ano seguinte.
1971
1971
lnício do ano
Gil grava em Londres, pelo selo Famous Music, da Paramount Records, um LP composto somente de canções escritas em inglês, algumas em parceria com o cantor, compositor e escritor carioca Jorge Mautner, com quem convive no exílio.
Abril
É lançado na Inglaterra, saindo pouco depois no Brasil, seu album “inglês”, Gilberto Gil, com: “Nega (Photogragh blues)”, “Volkswagen blues” (uma versão de “Volks-Volkswagen blue”), “Mamma” e “One o’clock last morning. 20th April 1970” (as quatro, dele); “The three mushrooms”, “Babylon” e “Crazy pop rock” (três parcerias com Jorge Mautner); e “Can’t find my way home” (de Steve Winwood).
Meio do ano
Gil e Sandra se mudam novamente, agora para o bairro londrino de Hampton Court. Nessa época, Gil viaja pela primeira vez para Nova York, onde faz temporada de shows em clubes do Village e teatros de universidades, lançando seu disco no mercado norte-americano.
Segundo semestre
inicia em Londres a gravação de um segundo LP a ser lançado pela Philips inglesa; chega a gravar algumas músicas, mas abandona o projeto, com a perspectiva do regresso ao Brasil.
26 de novembro
Gil apresenta-se com Gal Costa no Student Centre, de Londres.
1972
1972
14 de janeiro
De volta do exílio, Gil chega ao Brasil, com Sandra e o filho Pedro (Caetano e Dedé já haviam retornado), indo morar em Salvador (depois, ainda em 1972, a família se mudará para o Rio).
Fevereiro
Começa a mostrar Gilberto Gil em concerto; o espetáculo, que percorre as principais capitais do país, traz o repertório do disco que Gil gravará em seguida, e é o primeiro de uma longa série de shows que ele fará neste ano e nos seguintes. Numa edição especial da revista Bondinho, sai um compacto duplo com “O sonho acabou”, “Oriente”, “Felicidade vem depois” e “Expresso 2222” (todas de Gil).
Março
Gil e Caetano se apresentam no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Abril Gil dá início a gravação do LP Expresso 2222.
Junho
Lança um compacto com “Cada macaco no seu galho (Chô chuá)” (de Riachão), cantada com Caetano, e “Chiclete com banana” (de Gordurinha e Almira Castilho).
Julho
Lançamento do novo LP, com as faixas: “Back in Bahia”, “Ele e eu”, “Expresso 2222”, “O sonho acabou” e “Oriente” (de Gil); “Pipoca moderna” (música instrumental de Sebastiano C. Biano que mais tarde receberá letra de Caetano, “O canto da ema” (de Ayres Viana, Alventino Cavalcante e João do Vale), “Sai do Sereno” (de Onildo Almeida) e “Chiclete com banana”.
Segundo semestre
Gil faz mais shows para divulgar Expresso 2222. Nesse período é lançado, de Gil e Caetano, o LP Barra 69 Caetano e Gil ao vivo na Bahia no Teatro Castro Alves, a gravação do espetáculo realizado pelos dois em 1969 em Salvador, antes da partida para a Inglaterra; Gil canta: “Frevo rasgado”, “Madalena (Entra em beco, sai em beco)” (de Isidoro), “Domingo no parque”, “Hino do Esporte Clube Bahia” (de Adroaldo Ribeiro da Costa) e “Aquele abraço”.
Dezembro
Temporada com Gal no Teatro João Caetano, no Rio.
1973
1973
Janeiro
Junto com outros nomes da MPB, como Gal e Jorge Ben Jor (então Jorge Ben apenas), Gil se apresenta no Midem, em Cannes, na França.
2 de fevereiro
Show Banana euforica no teatro João Caetano, no Rio, reunindo Gil, Gal Costa, Jards Macalé e Luiz Melodia.
Fevereiro
Gil começa a gravar faixas para um novo álbum (o duplo Cidade do Salvador), em sessões que se estenderão até 1974 e que acabarão sendo arquivadas; o álbum só será lançado em 1999.
Março
Lança compacto simples com “Meio-de-campo”; o disco só se tornará um estouro de vendagem três meses depois, por causa do sucesso radiofônico (um dos maiores da carreira de Gil como intérprete) do lado B – a música “Xodó (Eu só quero um xodó)”, de Dominguinhos e Anastácia.
Abril
Temporada no Teatro Opinião, no Rio.
Maio
Durante sua apresentação no evento Phono 73, da Philips, no Anhembi, São Paulo, Gil e Chico Buarque são impedidos de cantar “Cálice”, feita pelos dois especialmente para a ocasião; vítima da censura, a canção ficará proibida durante o regime ditatorial.
Novembro
Gil se apresenta com Gal no Olympia, em Paris, e na televisão francesa.
1974
1974
Início do ano
Faz com Caetano e Gal um show no Teatro Vila Velha, em Salvador, que, gravado, se transformará em disco Temporada de verão.
Fevereiro
Lançamento de compacto com “Maracatu atômico” (de Jorge Mautner e Nelson Jacobina) e “Preciso aprender a só ser” (de Gil).
Abril
Sai Temporada de verão, LP com Caetano e Gal onde Gil canta “Terremoto” (de João Donato e Paulo Cesar Tapajós), “O relógio quebrou” (de Jorge Mautner), “O sonho acabou” e “Cantiga do sapo” (esta, de Jackson do Pandeiro e Buco do Pandeiro). Por essa época, Gil passa a administrar sua própria carreira, deixando de trabalhar com Guilherme Araújo como seu empresário.
8 de agosto
Nascimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, filha de Gil e Sandra; no Rio de Janeiro.
Outubro
Temporada no Tuca (Teatro da Universidade Católica), em São Paulo, que será registrada em disco.
Dezembro
Lançamento de Gilberto Gil ao vivo, gravação do show no Tuca; Lançamento de compacto com “Vamos passear no astral” e “Está na cara, está na cura” (ambas de Gil).
1975
1975
Abril
Lançamento do álbum duplo (dois LPs) Gil Jorge Ogum Xangô, também chamado Gil e Jorge, onde ele e Jorge Ben Jor cantam e tocam ao violão. Gil grava um novo disco, Refazenda.
Agosto
Lançamento de Refazenda e início de turnê por 45 cidades brasileiras para promover o álbum.
1976
1976
13 de janeiro
Nasce Maria Gadelha Gil Moreira, fllha de Gil e Sandra; em Salvador.
Maio
Os Doces Bárbaros começam a gravar um disco, mas resolvem lançar apenas um compacto duplo com quatro faixas, cada qual cantada por um dos quatro.
24 de junho
Gil, Caetano, Gal e Bethânia, reunidos para cantar juntos como um grupo, os Doces Bárbaros, estréiam no Anhembi, em São Paulo, a excursão do show homônimo, do qual Gil é diretor musical; o histórico reencontro do grupo baiano percorrerá mais dez cidades e será registrado em filme (de Jom Tob Azulay) e num álbum duplo (Philips). Gravado ao vivo durante a primeira semana de shows no Canecão, no Rio, o LP Doces Bárbaros será lançado logo em seguida.
7 de julho
Durante a passagem do show Doces Bárbaros por Florianópolis, Santa Catarina, Gil e o baterista Chiquinho Azevedo são presos por porte de maconha e recolhidos a cadeia pública. Dias depois, será determinada a internação de ambos no Instituto Psiquiátrico São José, próximo a Florianópolis, de onde sairão no dia 20 para se submeterem a tratamento ambulatorial periódico no Sanatório Botafogo, no Rio.
Setembro
O show Refazenda é retornado, iniciando uma excursão por 58 cidades do país.
1977
1977
Janeiro e fevereiro
Gil e Caetano participam do 2º Festival Mundial de Arte e Cultura Negra, em Lagos, Nigéria, onde passam cerca de um mês; a experiência serve de base para o disco que Gil realizará ao voltar.
Março
Gil lança compacto com “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e “A gaivota” (as duas, dele). Começa a gravar novo LP, Refavela.
Maio
Gil faz sozinho no colégio Equipe, em São Paulo, um show que se torna polêmico, e no qual discute com estudantes presentes, que exigem dele uma posição política de esquerda condizente com a deles e o vaiam. Refavela é lançado.
Segundo semestre
Primeira fase da turnê Refavela; as apresentações do espetáculo serão retornadas no primeiro semestre do ano seguinte.
Outubro
Gil e Rita Lee se juntam para fazer Refestança, show que passará pelas principais capitais do país e será gravado em LP da Som Livre.
1978
1978
Início do ano
Para terminar de cumprir contrato com a Philips (hoje Universal), grava seis faixas para um disco de samba de breque, complementado por gravações antigas do cantor Germano Mathias.
Maio
É lançado Antologia do samba-choro, com interpretações de Germano Mathias e Gil.
14 de julho
Acompanhado pelo grupo A Cor do Som (mais o guitarrista Pepeu e o percussionista Djalma Correa), Gil se apresenta no Festival Internacional de jazz de Montreux, na Suiça (o registro da performance sairá um mês depois pela WEA, gravadora para a qual Gil se transfere). Em seguida, uma miniturnê dá início ao que se repetirá, dai para frente, quase sempre na época do verão na Europa: uma excursão todo ano por países do continente.
Julho
Gil se transfere com a família para os Estados Unidos, indo residir em Los Angeles (onde ficará centralizado até maio de 1979), preparando a gravação de seu primeiro disco feito exclusivamente para o mercado estrangeiro, com produção de Sérgio Mendes.
Agosto
É lançado o álbum duplo Gilberto Gil ao vivo, gravação do show em Montreux.
Dezembro
Apresentações em Buenos Aires.
1979
1979
Janeiro
Em Salvador, Gil conhece Flora Nair Giordano (nascida em São Paulo, em 2 de junho de 1960); comerciária a época, Flora virá a se tornar sua mulher – além de empresária e produtora associada a Gil, a partir de 1988.
Fevereiro
Temporada no Teatro Vila Velha, em Salvador.
Março a maio
Gil excursiona por várias cidades norte-americanas, apresentando-se especialmente em teatros de universidades, para promover o recém-lançado (nos Estados Unidos) Nightingale. Gil torna-se o primeiro negro a integrar o Conselho de Cultura do Estado da Bahia, do qual Maria Bethânia também passa a fazer parte, compondo os dois a sua Câmara de Música; Gil só assumirá o cargo em julho.
Maio
Lança um compacto com “Não chore mais”, versão de Gil para o reggae “No woman, no cry” (de B. Vincent), gravado por Bob Marley, e “Macapá” (de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira); “Não chore mais” se tornará o seu maior hit: o disco venderá 750 mil cópias (e se transformará numa espécie de hino da anistia no Brasil). Nos Estados Unidos, Gil começa a gravar o LP Realce.
Julho
Shows por cidades da Europa.
Agosto
Lançamento de Realce. Inicia-se a turnê de promoção do disco; 51 shows serão feitos em trinta cidades brasileiras, em 75 dias.
Dezembro
Saem um single com “Realce” e “Sarará miolo” e um LP com “Super-homem – a canção”, “Marina”, “Realce” e “Toda menina baiana”.
1980
1980
Início do ano
Gil se separa de Sandra. Anuncia um ano com poucas apresentações.
Maio
Gil e o cantor jamaicano de reggae Jimmy Cliff se apresentam juntos num espetáculo levado em ginásios e estádios de cinco capitais brasileiras; os dois gravam um programa especial para a TV Globo.
Setembro
Gil passa a viver com Flora Giordano, sua nova mulher.
Novembro e dezembro
Gravação do disco Luar – A gente precisa ver o luar. O trabalho marca o início da associação de Gil com Liminha, que daí em diante produzirá os seus discos (com exceção, até 1996, de O eterno deus Mu dança e Gilberto Gil unplugged)
Novembro
Lançamento de “Se eu quiser falar com Deus” e “Cores vivas” (ambas de Gil) em compacto.
1981
1981
28 de abril
A Câmara Municipal de São Paulo confere a Gil a Medalha Anchieta Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo.
Março
Lançamento de Luar
31 de março
Estréia brasileira do show Luar; em seis meses, a turnê se encerrará, depois de ser levada também a Europa, Estados Unidos e Argentina.
3 de abril
A Rede Globo apresenta o especial Gilberto Passos Gil Moreira.
Junho
Lançamento de Brasil, álbum (WEA) de João Gilberto com Gil e Caetano (e a participação de Bethânia numa música).
Setembro
“Sonho molhado” e “Cara a cara” saem num compacto.
Setembro e outubro
Turnê de Luar pela Europa.
1982
1982
Janeiro e fevereiro
Gil grava nos Estados Unidos um disco destinado a ser seu segundo álbum exclusivo para o mercado externo, mas que, por decisão sua, acabará não sendo lançado.
Abril e maio
Gil leva a várias capitais brasileiras o show Gilberto Gil em concerto – violão e voz, o primeiro nesse formato depois de cinco anos de apresentações com banda.
Maio e junho
Gravação do disco Um Banda Um.
Julho e agosto
Série de espetáculos por países da Europa, finalizada com uma miniturnê por Israel.
Agosto
Lançamento de Um Banda Um. Estréia da turnê brasileira do show de promoção do disco.
Outubro
Gil lança um compacto com “Andar com fé” e “Esotérico”.
Dezembro
A casa de Gil, num sítio na Estrada dos Bandeirantes, em Jacarepaguá, no Rio, é assaltada; ele e a mulher são ameaçados. É publicado o livro Expresso 2222 (Editora Corrupio), coletânea de entrevistas com Gil, textos sobre ele e outros dele próprio, organizada pelo escritor e poeta baiano Antonio Risério.
1983
1983
Abril
Início das gravações de mais um disco.
Março
Estréia de Corações a mil, longa-metragem do diretor Jom Tob Azulay, musical ficcional com Gilberto Gil (também produtor do filme), Joel Barcelos e Regina Casé.
Maio e junho
Apresentações pelos Estados Unidos e pela Europa, divulgando Um Banda Um; seguem-se shows por México e Colômbia, antes do retorno ao Brasil para descanso e, na seqüência. retornada das gravações do novo disco, que se chamará Extra.
Setembro
Lançamento de Extra. Início da turnê Extra com uma temporada de um mês no Palace, em São Paulo; a excursão passará por várias partes do país antes de chegar ao Canecão, no Rio, em dezembro, onde o show será mostrado até janeiro, quando novas apresentações ocorrerão em Salvador e Buenos Aires.
1984
1984
Fevereiro
Gravação da trilha sonora de Quilombo, filme de Carlos Diegues; o trabalho será registrado em disco.
Junho e julho
Temporada pela Europa e Estados Unidos.
Julho
Novas apresentações em Israel. No retorno, início da gravação de Raça humana. Com exceção do reggae “Vamos fugir”, gravado na Jamaica com a participação do grupo The Wailers (e lançado em compacto na Europa na sua versão original, em inglês), o disco será produzido no estúdio Nas Nuvens, que Gil e Liminha inauguram, no Jardim Botânico, no Rio (e onde praticamente todos os discos subseqüentes de Gil serão realizados).
Setembro
Fim da gravação de Raça humana.
Outubro
Lançamento do álbum Quilombo (WEA) na Europa.
25 de outubro
Após apresentações em Nova York, Gil estréia no Canecão, no Rio, o show Raça humana (que prosseguirá pelas principais cidades do país). Uma semana depois sai o disco.
Novembro
Gravação e apresentação de especial para a TV Globo.
1985
1985
9 e 12 de janeiro
Apresentações no festival Rock in Rio.
13 de janeiro
Nascimento de Bem Giordano Gil Moreira, primeiro filho de Gil e Flora; no Rio de Janeiro.
Abril
Início de gravação de mais um disco, que só será finalizado em agosto.
Junho e julho
Excursão pela Europa e Estados Unidos.
Novembro
Lançamento do disco Dia dorim noite neon.
De 11 a 17 de novembro
Gil comemora seus vinte anos de carreira com um grande evento em São Paulo organizado pelo poeta e letrista baiano Waly Salomão: Gil, 20 anos-luz, uma semana de espetáculos, debates, filmes, leituras e performances; os shows tem a participaçao dos maiores nomes da MPB e do rock brasileiro da época. Em seguida, Gil começa turnê pelo Brasil, para promover Dia dorim noite neon.
1986
1986
Março
Grava a trilha sonora de Jubiabá, filme de Nelson Pereira dos Santos.
Abril
Apresenta show de voz e violão no Golden Room, do Copacabana Palace, no Rio, dentro do projeto Luz do solo; Jorge Mautner participa do espetáculo.
6 de maio
Recebe das mãos de Tom Jobim o Golfinho de Ouro, premiação do Governo do Estado do Rio de Janeiro (gestão de Leonel Brizola), em cerimônia seguida de show, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Junho e julho
Turnê européia de Dia dorim noite neon.
14 de junho
Gil é convidado especial da festa do movimento SOS Racismo francês, na praça da Bastilha; na mesma noite se apresentam artistas franceses e africanos.
Agosto
Primeira excursão ao Japão. A temporada no exterior inclui também Estados Unidos, Canadá e Caribe.
1987
1987
7 de janeiro
Gil torna posse na presidência da Fundação Gregório de Matos, espécie de Secretaria Municipal da Cultura de Salvador, para onde se muda (a família se transferirá dois meses depois). Durante sua gestão as relações culturais entre a Bahia e a África serão intensificadas (a Casa da Bahia será aberta no Benin, e a Casa do Benin, em Salvador) um projeto de recuperação do centro histórico de Salvador será elaborado pela arquiteta Lina Bo Bardi e equipe.
Fevereiro
Gil grava a trilha de Um trem para as estrelas filme de Carlos Diegues que sairá no mesmo ano pela gravadora Som Livre.
Março
Lançamento de Gilberto Gil em concerto, disco acústico com gravações ao vivo do show do artista para a série Luz do solo e do show da noite de entrega do Golfinho de Ouro, ambos no ano anterior.
13 de março
Gil estréia em São Paulo O poeta e o esfomeado, espetáculo com a participação de Jorge Mautner (e do percussionista Repolho) que passará por vinte cidades do Brasil divulgando Gilberto Gil em concerto.
Maio
O álbum Gilberto GIl ao vivo em Toquio é lançado no Japão. O álbum Soy loco po rti, América é gravado para o mercado internacional.
De junho a agosto
Excursão pela Europa e Estados Unidos.
Agosto
Sai nos Estados Unidos Soy loco por ti, América.
1988
1988
3 de janeiro
Nasce Isabela Giordano Gil Moreira, filha de Gil e Flora; em Salvador.
2 de março
Gil lança-se oficialmente como pré-candidato a prefeito de Salvador.
10 de junho
Casa-se no civil com Flora que passa a se chamar Flora Giordano Gil Moreira.
Junho e julho
Turnê pela Europa.
14 de julho
Gil se desliga do cargo de presidente da Fundação Gregório de Matos para dar início a campanha política para a prefeitura.
Agosto
Preterido como candidato do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) para prefeito, decide disputar um lugar na Câmara dos Vereadores pelo mesmo partido, nas eleições de 15 de novembro. É lançado o livro O poético e o político (editora Paz e Terra), de Gil e Antonio Risério. Sai no Brasil o CD Gilberto Gil ao vivo em Toquio. Gil excursiona pelo Japão.
Novembro
Gil se elege vereador com o maior número de votos – 11111- entre todos os candidatos. Volta a se dedicar aos shows, começando com uma temporada no Rio.
1989
1989
Janeiro e fevereiro
Grava um novo disco.
2 de março
Assume a função de vereador na Câmara Municipal de Salvador. Em seu mandato, atuará como presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, que será criada na Câmara, integrará os conselhos consultivos da Fundação Mata Virgem e da Fundação Alerta Brasil Pantanal, e também presidirá o Cerne (Centro de Referência Negro-Mestiça), a ser criado por ele e Antonio Risério.
Abril
Cria o movimento Onda Azul, de caráter ambientalista, com o objetivo de defender as águas – dos mares e dos rios brasileiras; Gil lutará em âmbito local e federal pela discussão e aplicação das propostas do projeto.
Maio
Pede licença na Câmara para fazer temporada de show; durante seu mandato fará esse pedido outras vezes, sempre que for gravar, apresentar-se ou viajar em missão de caráter artístico ou político para o exterior.
22 de maio
Começa no Palace, em São Paulo, a turnê nacional para divulgar seu novo disco, O eterno deus Mu dança.
Junho
Lança O eterno deus Mu dança.
Junho e julho
Mais uma turnê pelos Estados Unidos (onde Gil voltará a se apresentar no final de setembro) e Europa.
6 de novembro
Nova viagem aos Estados Unidos, desta vez em busca de fundos (junto ao BID Banco Interamericano de Desenvolvimento e ao Banco Mundial) para projetos ambientais em Salvador.
1990
1990
2 de fevereiro
Depois de uma semana em estado de coma, morre no Rio de Janeiro, aos dezenove anos, seu filho Pedro, em conseqüência de acidente automobilístico sofrido a 25 de janeiro; Pedro era baterista e tocava na banda de Gil.
Fevereiro
Gil excursiona pela Europa.
21 de março
Filia-se ao Partido Verde, como membro da Comissão Nacional Executiva.
Maio
A convite do Woodrow Wilson Center, órgão ligado ao Smithsonian Institute, participa, em Washington, de debates para a elaboração das novas políticas ambientais para a America Latina.
5 de junho
Gil recebe do ministro da Cultura da Franca, Jack Lang, o título de cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.
De junho a agosto
Temporada pela Europa e Estados Unidos, estendida ao Japão.
26 de junho
Nasce João Gil Moreira Santana Alves, filho de Nara de Aguiar Gil Moreira e primeiro neto de Gil; no Rio.
De 5 a 8 de setembro
Gil representa oficialmente a Câmara Municipal de Salvador no Congresso Mundial de Governos Locais para um Futuro Sustentável, promovido pelo Unep, o programa de meio ambiente da ONU, em Nova York.
Outubro
O movimento Onda Azul se institucionaliza, tornando-se fundação.
Novembro
A WEA começa a relançar em CDs todos os discos de Gil anteriormente lançados em LPs pela gravadora.
5 de novembro
No Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Gil é homenageado com o 10º Prêmio Shell para a Música Brasileira pelo conjunto de sua obra, apresentando-se com sua banda.
1991
1991
Janeiro e fevereiro
Turnê pela Europa.
10 de março
Gil faz show com Tom Jobim, Caetano, Sting e Elton John no Carnegie Hall, em Nova York, para levantar recursos para a Fundação Mata Virgem.
Marco e abril
Nos Estados Unidos, grava com o saxofonistanorte-americano Ernie Watts o CD Afoxé (Ernie Watts with Gilberto Gil), que será lançado apenas no exterior, pela CTI Records.
15 de maio
Aos 78 anos, morre José Gil Moreira, pai de Gil, em Vitória da Conquista.
Junho e julho
Gil excursiona pela Europa.
Agosto
Reedição do projeto Luz do solo, no Golden Room do Copacabana Palace, no Rio, registrado em especial de voz e violão na TV Manchete.
27 de agosto
Nasce José Gil Giordano Gil Moreira, terceiro filho de Gil e Flora; no Rio.
Novembro
Gil começa a gravar Parabolicamará.
1992
1992
Janeiro
Lançamento de Parabolicamará. A turnê de promoção do disco estréia com um grande show na praia de Copacabana, no Rio.
Março
Gil vai para a Europa fazer uma série de vinte shows acústicos (voz e violão).
26 de junho
Seu 50º aniversário é comemorado com homenagens em emissoras de rádio e televisão. Um dia depois, ele embarca para a Europa em mais uma turné internacional – de divulgacão de Parabolicamará.
Outubro
A editora e o selo Lumiar fazem um duplo lançamento intitulado Songbook Gilberto Gil: o primeiro, dois volumes com os acordes cifrados e as letras de 130 músicas do compositor; o segundo, três CDs nos quais 38 canções suas são apresentadas por intérpretes diferentes da MPB.
Novembro
Temporada de voz e violão no Ballroom, de Nova York.
19 de dezembro
Grande show de final de ano no vale do Anhangabaú, em São Paulo.
Final do ano
Termina seu mandato de vereador; abandona a política.
1993
1993
Março e abril
Gil e Caetano gravam juntos um disco para comemorar 26 anos de tropicalismo (e trinta de amizade).
Julho
Gil é homenageado na noite brasileira da 27 edição do Festival Internacional de jazz de Montreux, com o espetáculo Gilberto Gil and friends, do qual participam Caetano, Gal, Chico Buarque, Dominguinhos e Trio Esperança.
Julho e agosto
Excursão pela Europa e Estados Unidos.
Agosto
Gil e Caetano lançam Tropicália2, pela Polygram (gravadora de Caetano).
25 de setembro
Gil e Caetano mostram Tropicália2 na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro; o show será levado em 2 de outubro ao Pólo de Arte e Cultura do Anhembi, em São Paulo.
Setembro
Todos os discos de Gil lançados originalmente em LPs pela Philips são relançados em CDs remasterizados pela Polygram, dentro da série Colecionador.
Outubro
No Rio, outra temporada de Parabolicamará.
Novembro
Shows com Marisa Monte na Alemanha.
1994
1994
18 de janeiro
Gil grava na MTV o programa Acústico, que depois será lançado mundialmente pela Warner em disco e homevideo com o título Gilberto Gil unplugged.
28 de janeiro
Show Tropicália 2 no Parque de Exposições, em Salvador.
Fevereiro
A Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira homenageia Gil, Caetano, Gal e Bethânia em seu enredo “Atrás da verde e rosa só não vai quem já morreu”. Depois de fazerem um show na quadra da escola, os quatro participam do desfile na avenida Marques de Sapucaí, no Rio de Janeiro, no carnaval.
Abril
Gilberto Gil unplugged é lançado. Na Sala Cecília Meireles, no Rio, Gil estréia o show unplugged, que depois percorrerá o Brasil (voltando ao Rio em setembro).
4 de maio
Gil recebe de Dorival Caymmi uma homenagem na sétima edição do Prêmio Sharp de Música, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
1 de junho
Gil, Caetano, Gal e Bethânia se apresentam juntos no Royal Albert Hall, em Londres; o show conta com a participação especial da bateria da Mangueira.
Junho e julho
Gil e Caetano mostram Tropicália duo transposição acústica do show Tropicália 2, só com os dois artistas pelos Estados Unidos e Europa.
Novembro
Gravação em Oslo, Noruega, de um disco com o baixista Rodolfo Stroeter; participações da cantora Marlui Miranda e do percussionista indiano Trilok Gurtu.
Dezembro
Início das apresentações de Tropicália duo por Rio, São Paulo e Belo Horizonte.
1995
1995
20 de janeiro
Nascimento de Francisco Gil Moreira Muller de Sá, filho de Preta Maria Gadelha Gil Moreira e segundo neto de Gil; no Rio.
Fevereiro
Gil começa a trabalhar como integrante do conselho do Comunidade Solidária, projeto social do governo do presidente da República Fernando Henrique Cardoso.
26 de abril
Por um decreto federal, é conferido a Gil o grau de comendador da Ordem do Rio Branco.
Junho e julho
Apresentações de Unplugged pelos Estados Unidos e Europa.
Agosto e setembro
Começa gravação de novo disco.
Outubro
Gil faz o show de abertura e participa da apresentação de Stevie Wonder, cantando em duo com o artista norte-americano, no Rio e em São Paulo, dentro do Free Jazz Festival.
31 de dezembro
Gil, Caetano, Gal, Chico Buarque, Milton Nascimento e Paulinho da Viola dividem um grande show em homenagem a Tom Jobim na praia de Copacabana, cantando músicas do compositor; participação da bateria da Mangueira.
1996
1996
Janeiro
Apresentações no festival Hollywood Rock, no Rio e em São Paulo.
1 de março
Nascimento de Pedro Gil Moreira Costa de Almeida, filho de Marília de Aguiar Gil Moreira e terceiro neto de Gil.
Março
A agência Denison Bates lança um disco com a canção “Comunidária”, feita e gravada por Gil para o projeto Comunidade Solidária; o CD é distribuído entre clientes-alvo da campanha.
Final de março
Organizada por Gil e o percussionista Naná Vasconcelos, acontece em Salvador a terceira edição do PercPan (Percussão Panorama), festival internacional de percussão.
Junho e julho
Apresentações na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá.
Novembro
Lançamento de Gilberto Gil -Todas as letras (Companhia das Letras), organizado por Carlos Rennó; o livro traz comentários de Gil sobre a gênese de oitenta canções suas.
14 de dezembro
Gil apresenta-se na sede da EMBRATEL, no Rio, no primeiro show ao vivo de um artista brasileiro transmitido em tempo real pela internet. E lança. também pela rede a música” Pela internet” (de Gil).
24 de dezembro
O canal a cabo HBO exibe na noite de Natal o documentário Especial 30 Anos, da Conspiração Filmes, dirigido por Andrucha Waddington e Lula Buarque de Hollanda.
1997
1997
Janeiro
“Pela internet” é lançada em CD single promocional.
Março
Gil e Naná Vasconcelos organizam a quarta edição do PercPan, em Salvador, com onze participantes de seis paises.
Abril
Lançamento do CD duplo Quanta.Estréia do show Quanta no Palace, em São Paulo, seguida de uma temporada no Canecão, no Rio, no início de maio.
25 de maio
Apresentação para 35 mil pessoas na praça da Paz, no parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Junho
Turné de Quanta passa pelo interior de São Paulo (no restante do ano será levado a outras partes do Brasil).
Junho e julho
O show é apresentado em paises da Europa.
Agosto
Apresentação em Nova York.
13 e 14 de agosto
Quanta gravado durante breve temporada no teatro João Caetano, no Rio; o registro resultará no CD ao vivo Quanta gente veio ver.
1998
1998
Ganhador do 41th Grammy Awards na categoria “Best World Music Album “ com o álbum Quanta Live
Fevereiro
Lançamento do disco ao vivo Quanta gente velo ver, duplo. O Trio Eletrônico de Gilberto Gil com seus vários convidados famosos é uma das atrações do Carnaval Tropicalista de Salvador, que homenageia os trinta anos do tropicalismo.
Abril
Realiza-se o quarto PercPan, em Salvador, com direção de Gil e Naná Vasconcelos.
Junho e julho
Passando por quinze paises, a turnê Twentysummers comemora os vinte anos seguidos de excursões de Gil pela Europa no verão.
15 de julho
Nascimento de Lucas Gil Moreira Costa de Almeida e Gabriel Gil Moreira Costa de Almeida, filhos de Marília de Aguiar Gil Moreira, netos gêmeos de Gil; em Salvador.
Agosto
Gil recupera na Justiça os direitos editoriais sobre a sua parte (que então passa para sua própria editora, a Gege) em 120 músicas compostas por ele nos primeiros vinte anos de carreira.
Setembro
Lançamento, pelo selo Pau Brasil, do CD O sol de Oslo, álbum coletivo dividido com o baixista e produtor Rodolfo Stroeter, a cantora Marlui Miranda, o percussionista indiano Trilok Gurtu, o tecladista norueguês Bugge Wesseltoft e o acordeonista Toninho Ferragutti.
Novembro
Com apresentação de Gil, estréia na TV Pierre “Fatumbi” Verger: mensageiro entre dois mundos, documentário produzido pelo canal GNT e pela Conspiração Filmes sobre o fotógrafo e etnógrafo francês radicado na Bahia.
Dezembro
Gil é cotado para ser ministro do Meio Ambiente no novo governo que está sendo montado pelo recém-eleito presidente Fernando Henrique Cardoso.
1999
1999
25 de fevereiro
Quanta live (título do CD Quanta gente veio ver no exterior) é eleito o disco do ano na categoria de World Music do prémio Grammy.
Março
Lançamento da caixa Ensaio geral (Universal), composta por treze CDs e produzida por Marcelo Fróes; o material abrange o período do artista na Philips/PolyGram, entre 1966 e 1977, contendo grande número de gravações inéditas. No final do mês, ocorre a quinta edição do PercPan, em Salvador, com direção de Gil e Naná Vasconcelos.
Maio
Gil se apresenta no Rio e em São Paulo, onde recebe oficialmente a estatueta do Grammy de World Music.
Junho e julho
Longa turnê por Europa e Estados Unidos.
25 de julho
Gil e Ivete Sangalo reúnem 90 mil pessoas num show na praça da Paz, no parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Setembro
Turnê americana.
Novembro
Lançamento do livro GiLuminoso, de Bené Fonteles, pela Editora UnB, trazendo encartado um CD gravado por Gil especialmente para o projeto.
4 de novembro
Gil, Caetano, Gal, Chico Buarque, Elza Soares e Virgínia Rodrigues fazem, no Royal Albert Hall, em Londres, o show Since samba has been samba.
2000
2000
27 de fevereiro
O documentário Filhos de Gandhy, da Conspiração Filmes, parcialmente filmado na Índia, é apresentado pela primeira vez, no canal GNT; a direção é de Lula Buarque de Hollanda, e a condução, de Gil.
Março
Gil participa do carnaval de Salvador com seu próprio trio elétrico (o Chame-gente) e camarote (dividido com a mulher, Flora Gil). Começa a gravar um disco com Milton Nascimento.
Abril
Sexta edição do Perc Pan – com direção de Gil e Naná Vasconcelos – se divide entre Salvador e São Paulo. Em maio irá também a Paris.
Maio
Lançamento do disco Gilberto Gil e as canções de Eu tu eles, com base na trilha que Gil fez para o filme, privilegiando clássicos de Luiz Gonzaga. Estréia nacional do show canções de Eu tu eles.
Junho e julho
Excepcionalmente, Gil não faz sua habitual temporada de concertos por Europa e Estados Unidos no meio do ano.
Julho
Shows com Maria Bethânia em São Paulo e no Rio de Janeiro (que serão reapresentados em Salvador, em outubro).
Outubro
Lançamento do CD Gil Milton (Warner), em parceria com Milton Nascimento.
Novembro e dezembro
Temporada do show Gil Milton tem início, primeiro no Rio, depois em São Paulo.
31 de dezembro
Show de Gil e Maria Bethânia no réveillon de Salvador. 68 registros:
2001
2001
Ganhador do Latin Grammy na categoria “Brazilian Roots/Regional Album” com o álbum As Canções De Eu, Tu, Eles (Music From The Film: Me You Them)
Janeiro
Gil e Milton se apresentam no festival Rock in Rio 3, em São Paulo e no Rio. Gil sofre um deslocamento da retina do olho direito e é operado.
Fevereiro
Participa do Carnaval da Paz, de Salvador, com trio elétrico próprio (Expresso 2222) e com camarote próprio (dividido com sua mulher, Flora).
Março
Novas apresentações de Gil Milton.
Abril
Gravação do CD São João Vivo.
Maio
Lançamento do disco São João Vivo, pela Warner,
25 e 26 de maio
Gil faz show com o pianista japonês Ryuichi Sakamoto e o Quarteto Jobim-Morelenbaum, no teatro Alfa, em São Paulo.
Junho
Show Arraial de Gilberto Gil no aterro do Flamengo, no Rio, marca o início das filmagens (que se estenderão pelo Nordeste, em seguida) do documentário Viva São João, de Andrucha Waddington.
Julho
Turné européia.
Novembro
Gravação do CD Kayan’gandaya, na Jamaica. O oitavo PercPan acontece em Recife, Pernambuco, com direção de Gil e do percussionista Marcos Suzano.
9 de dezembro
Show de Gil, parte da campanha Natal sem Fome, reúne 45 mil pessoas na praça da Paz, no parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Dezembro
Gravação do DVD Kayan’gandaya no DirecTv Music Hall, em São Paulo.
2002
2002
Ganhador do Latin Grammy na categoria “Best Brazilian Roots/Regional Album “ com o álbum São João Vivo
Janeiro
Gil finaliza seu novo disco no estúdio Palco, instalado na sua produtora, a Gege, na Gávea, Zona Sul do Rio.
Fevereiro
Gil é uma das atrações do carnaval baiano com seu trio elétrico Expresso 2222.
Abril
Mais reduzido, o nono PercPan, dirigido por Gil e Marcos Suzano, acontece em Salvador.
Maio
Lançamento do CD Kaya n’gan daya em São Paulo e estréia da turnê homônima no Canecão, no Rio.
14 de junho
Estréia nos cinemas o documentário Viva São João, sobre festas juninas (com cenas filmadas principalmente no Nordeste).
12 de novembro
Show Kaya n’gan daya na praça da Paz, no parque Ibirapuera, em São Paulo.
Novembro
Lançamento da caixa Palco (com trinta CDs, WEA), produzida por Marcelo Fróes, trazendo toda a discografia de Gil na Warner entre 1975 e 2002, incluindo farto material inédito (sobras de discos sobretudo, mas também a trilha do filme Quilombo inédita no Brasil e do Balé Z.
7 e 8 de dezembro
Os Doces Bárbaros voltam a se reunir para dois shows: um na praça da Paz, no parque do Ibirapuera, em São Paulo; outro, no dia seguinte, na praia de Copacabana, no Rio.
Dezembro
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito pelo PT, convida Gil para ser ministro da Cultura; convite aceito, o anúncio do ministério é feito dia 24. Após o Natal, Gil grava o CD ao vivo do show Kaya n’gan daya no teatro João Caetano, no Rio.
2003
2003
Janeiro
Gil inicia sua gestão como ministro da Cultura do governo Lula.
Final de fevereiro e início de março
Gil propõe e começa a reforma estrutural do MinC (Ministério da Cultura), destinada a agilizar e aperfeiçoar o seu funcionamento, bem como o da Funarte, da Biblioteca Nacional e da Fundação Palmares; a primeira parte da reforma estará concluída no final de agosto seguinte.
Primeiro semestre
O MinC trabalha para realizar o projeto de criação de uma casa de cultura em cada município do país, programa a ser sustentado pelas bases de apoio a cultura (Bacs).
Abril
Os critérios de concessão de patrocínio cultural e a formulação das políticas culturais passam da Secretaria de Comunicação do Governo para o MinC. Lançamento de Kaya n’gan daya ao vivo (Warner/Som Livre) Gil faz shows de divulgação do CD.
Maio
Gil lança um documento com “bases para uma política nacional de museus”, visando a integração dos museus públicos e privados do país em quatro anos. Pede o empenho dos deputados na quintuplicação do orçamento de sua pasta para 2004. Defende no Senado a reserva de recursos do Orçamento da União para a cultura.
Junho
Torna-se pública a descoberta de uma fita com a gravação de um show de Gil realizado na USP, em São Paulo, em 1973, em protesto contra a morte de um estudante pela repressão.
Julho
Em licença de um mês do MinC, faz turnê européia em show dividido com Maria Bethânia.
Setembro
Gil recebe o prêmio de personalidade de 2003 no Grammy Latino, em Miami, nos Estados Unidos.
19 de setembro
Gil participa do Show da paz, concerto realizado na sede da Organização das Nações Unidas em Nova Yorque, no Dia Internacional da Paz, em homenagem ao diplomata Sérgio Vieira de Mello e demais vítimas de atentado à sede da ONU em Bagdá.
1 a 8 de outubro
Gil e Maria Bethânia apresentam show no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, Portugal.
Dezembro
Anúncio, pelo Ministério da Cultura, do resultado dos concursos implantados pela Secretaria para o Desenvolvimento das Artes Audiovisuais e dos realizados em parceria com a Petrobras.
3 de dezembro
Anúncio do aumento de 150%, para o ano seguinte, do limite de gastos com patrocínio cultural através das leis de renúncia fiscal Rouanet e do Audiovisual.
2004
2004
Maio
Gil participa do Fórum Cultural Mundial Barcelona 2004, cujo tema central é “Paz, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural”.
30 de maio
Participa do Rock in Rio Lisboa.
5 de junho
Participação debate “Creative Commons” no Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre, e apresenta o show “../liberdade/digital”.
Julho
turnê de dez shows pela Europa.
27 de julho
Ministra aula magna na USP, sobre o tema “Cultura Digital e Desenvolvimento” dentro do programa “A Cidade do Conhecimento”.
3 de agosto
Nasce o neto Bento Ohana Giordano Gil Moreira, filho de Bem Giordano Gil Moreira e Barbara Ohana, no Rio de Janeiro.
13 à 15 de agosto
Show Eletracústico em São Paulo.
19 de agosto
‘Piece Concert’ na ONU em Geneve, Suiça – show em memória às vítimas do atentado à sede da ONU em Bagda.
2 de setembro
Morre Tom Capone, produtor do disco Eletracústico, em acidente de moto nos Estados Unidos.
10 à 12 de setembro
Gravação do show Eletracústico no Canecão, Rio de Janeiro.
21 de Setembro
Show Creative Commons (em defesa do software livre) junto com David Byrne em NY.
Outubro
Vence o prêmio Polar de Música deste ano, concedido pela Real Academia Sueca de Música.
Lançamento em versão digital, e sem cortes impostos à versão de 78, do documentário “Doces Bárbaros” do diretor Jom Tob Azulay.
26 de novembro
Lançamento do CD e DVD Eletracústico, pela Warner Music.
29 de novembro
Inauguração do novo site do artista, criado pelo poeta, designer e produtor de mídia interativa André Vallias.
1º de dezembro
Lançamento do DVD Outros (doces) bárbaros, com o registro do show gravado em 2002, realizado com Bethânia, Caetano e Gal.
2005
2005
29 de janeiro
Gilberto Gil e o sociólogo catalão Manuel Castells debatem: “Revolução Digital: software livre, liberdade do conhecimento e liberdade de expressão na sociedade da informação” no Fórum Social Mundial em Porto Alegre, RS.
02 de março
Debate “A Cultura na Estratégia da Integração Latino-Americana”, no ginásio do Ibirapuera, São Paulo com Hector Soto (secretário nacional da Cultura da Venezuela), Abel Prieto (ministro da Cultura de Cuba), José Num (secretário Nacional de Cultura da Argentina).
19 de março
Participa do baile beneficente em Monte-Carlo, Mônaco – organizado pela princesa Caroline.
Maio
Compõe ‘hino’, em francês, para festival de Dacar – “La Renaissence Africaine”.
20 de maio
Recebe das mãos do rei Carl Gustaf 16 o Prêmio Polar de Música 2005 concedido pela Academia Real de Música da Suécia, por suas contribuições para a arte.
30 de maio
Participa do Evento: “Sabatina na Folha” no Teatro Folha, São Paulo / SP. Sabatinadores: Marcos Augusto Gonçalves, editor de Opinião; Fernando de Barros e Silva, editor de Brasil; Mario Cesar Carvalho, repórter especial da Folha; Arthur Nestrovski, editor da Publifolha e professor da pósgraduação em comunicação e semiótica na PUC-SP.
28 de junho
Show com banda e a Orchestre National de Pays de Loire, em Nantes, na França.
Julho
Recebe o Prêmio Multishow de Música Brasileira, 2005 – categoria Música – “Vamos Fugir” (Gilberto Gil/Liminha), com Skank.
13 de julho
Realiza com Caetano o show Viva Brasil na Praça da Bastilha em Paris, reunindo cerca de cem mil pessoas. Participam como convidados Ivete Sangalo, Lenine e o bloco afro Ilê Aiyê.
Agosto
É indicado para o prêmio “6º Grammy Latino” com o CD “Eletracústico”, como melhor álbum de música popular brasileira.
16 de outubro
Gil é homenageado com a alta honraria do governo francês, a comenda Grand Officier de l´Ordre National de La Légion d´Honneur, no Ano do Brasil, na França.
1º de dezembro
Show de lançamento do DVD “Show da Paz, Gil na ONU”, no auditório do Ibirapuera, em SP; o DVD foi gravado em 2003, na sede da entidade, e teve participação do secretário-geral Kofi Annan.
Dezembro
É indicado ao Prêmio Grammy nos Estados Unidos de melhor álbum contemporâneo de world music pelo CD “Eletracústico” Depois de anos sem compor, Gilberto Gil coloca o ponto final na nova canção – “Balé de Berlim” – feita para a seleção brasileira.
2006
2006
08 de janeiro
Relançamento do disco “Sol de Oslo”.
8 de fevereiro
Ganha o prêmio Grammy de melhor disco de world music por Eletracústico.
Abril
Lançamento da música “Ballet de Berlim”, uma homenagem a Copa.
8 de maio
O ministro inaugura o Museu da Maré, no Rio, o primeiro museu em favela do Brasil, que conta a história das 16 comunidades do complexo. No discurso, Gil destaca a importância da iniciativa como uma forma de melhorar a autoestima dos moradores e gerar um envolvimento da comunidade com as questões sociais e de cidadania.
19 de maio
Entrega das obras do projeto de modernização e restauração do Museu Histórico Nacional, no Rio.
25 de maio
Show em Berlim, Alemanha, dando início a “Copa da Cultura”.
Junho e julho
Turnê pela Europa, com shows em Bruxelas, Roma, Milão, Istambul, Paris, Montreux, Córsega, Barcelona e Madri, entre outras cidades.
Agosto
Recebe o Título de Honra ao mérito do Afoxés Bisnetos de Gandhy, em Maceió, Alagoas.
22 de agosto
Ministro reabre, após reforma e restauração, o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, Minas Gerais.
Setembro
Lançamento do álbum Gil Luminoso, produzido por Bené Fonteles e lançado originalmente em 1999, encartado no livro GiLuminoso – A Po.Ética do Ser. No CD, regravações acústicas de clássicos do compositor e uma canção que ele não havia registrado ainda: “O som da pessoa”, parceria com Bené.
Dezembro
Recebe o título Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro, Portugal.
2007
2007
Fevereiro
Ministro confere à Feira de Caruaru o título de patrimônio imaterial brasileiro; em Caruaru, Pernambuco.
14 de março
Gil é convidado de honra da 21ª edição do South by Southwest Music Conference, no Texas, no qual discursa sobretudo sobre seu envolvimento nas questões de mídia digital e direitos da propriedade intelectual.
Julho
Turnê internacional com o show Banda larga.
15 de julho
Shows de Gil e de Carlinhos Brown fecham o Umbria Jazz 2007, na cidade de Perugia, região central da Itália.
31 de julho
Gil é homenageado com o Riccio d’Argento (Porco-Espinho de Prata) na cerimônia Fatos da Música de 2007, em Crotone, no sul da Itália.
08 de agosto
Participa do Festival de Jazz de Marciac, França.
16 de agosto
Show de estréia no Brasil, “Banda Larga”.
Setembro
Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro aprova o tombamento do frevo como patrimônio da cultura brasileira, no mesmo dia em que se comemoram os cem anos de existência do ritmo.
29 de novembro
Na cerimônia de celebração dos 70 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Palácio Gustavo Capanema, no Rio, o samba é oficializado como patrimônio do Brasil.
Dezembro
Indicado ao 50º Grammy com o disco “Gil Luminoso”, concorrendo ao troféu de melhor álbum na categoria “world music”.
2008
2008
Janeiro
É o primeiro artista brasileiro com um canal exclusivo no YouTube.
7 de março
Lançamento do Observatório de Editais, que pretende reunir no site do ministério informações sobre as seleções públicas em vigor no país, além de contar com um conselho para aprimorar e ampliar os editais. Já cansado dos cinco anos à frente do ministério, Gil aponta o observatório como marca de sua gestão, “um legado para os futuros ministros e gestores de cultura”.
6 de maio
Lançamento do edital dos Pontos de Cultura no Pará e do Programa Mais Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e o Governo do Estado.
15 de maio
Lança o álbum “Banda Larga Cordel” pela internet.
Junho e julho
Turnê pelos Estados Unidos e Europa com o show Banda larga cordel.
Final de julho
Gil pede demissão do cargo de ministro da Cultura. Quem o substitui no posto é Juca Ferreira, por indicação sua.
Setembro
Turnê pelo Japão do show Banda larga cordel.
Gil é indicado ao prêmio Grammy latino na categoria de melhor álbum de cantor/compositor com Banda Larga Cordel.
17 de setembro
Nasce a neta Flor Gil Demasi, filha de Isabela Gil e João Pedro Demasi, em Nova York.
Outubro
Turnê latino-americana de Banda larga cordel (Argentina, Paraguai e Uruguai).
Outubro e novembro
O espetáculo é apresentado no Rio e em São Paulo.
2009
2009
25 de março
Com artistas de vários países, Gil participa do concerto Quebre o silêncio, toque o tambor, na sede da ONU, em Nova Yorque, para marcar o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos. A atriz Whoopi Goldberg e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, participam.
23 de abril
Gil recebe o título de cidadão teresinense, em Teresina, Piauí, no cine teatro da Assembleia Legislativa.
Junho e julho
Turnê de verão na Europa com o show Here and now.
30 de junho
“Gilberto Gil recebe diploma da Cidade de Milao, por ser embaixador da cultura e da consciencia critica do Brasil moderno, alma politica de seu proprio pais alem de simbolo universal de empenho social e de apoio a luta contra a miseria e a fome no mundo.” Palavras da Prefeita de Milão, Letizia Moratti.
29 de julho
Gil e Martinho da Vila se apresentam no Estádio de São Luis Faro, em Faro, Portugal.
Setembro
Gravação do DVD – BandaDois na cidade de São Paulo.
Novembro
Turnê na Europa do projeto The string concert, com Bem Gil e o violoncelista Jaques Morelenbaum.
8 de dezembro
Lançamento do CD/DVD “BandaDois”, registro do show gravado ao vivo em setembro no Teatro Bradesco em São Paulo, sob direção de Andrucha Waddington. O show, com Gil em voz e violão, contou com as participações de Maria Rita e de seus filhos Bem (que o acompanha há tempos nas apresentações) e o filho mais novo José, que surpreendeu o público nos números em que toca baixo.
Gil participa da COP (Conferência das Partes da ONU) em Copenhague, Dinamarca, num evento paralelo sobre biocombustíveis organizado pelo governo brasileiro.
2010
2010
Março
Turnê pelos Estados Unidos com o show “The String Concert” com Bem Gil e participação especial de Jaques Morelenbaum.
Abril
Gravação de novo disco, Fé na festa, todo dedicado ao gênero do forró.
29 de maio
Gil reúne vários artistas no palco do show São João Carioca, na Quinta da Boa Vista, no Rio: Gal, Zeca Pagodinho, Alcione, Preta Gil, Mart’nália e Vanessa da Mata; em comemoração ao início das festividades juninas.
Junho
Lançamento do CD “Fé na Festa” e turnê pelo nordeste do Brasil.
Julho
Turnê europeia com o show “Fé na Festa” (ForAll).
Agosto
Lançamento do álbum duplo Retirante (pelo selo Discobertas), reunindo as primeiras gravações demo e em 78 RPM feitas por Gil, antes do primeiro LP. Um trabalho do pesquisador Marcelo Fróes.
2 de outubro
Gravação do DVD Fé na festa.
Novembro
Shows divididos com a banda cuiabana Macaco Bongo: dia 14 em São Paulo, no encerramento do Fórum Internacional Geopolítica da Cultura e da Tecnologia e na abertura do 2* Fórum da Cultura Digital Brasileira, na Cinemateca Brasileira; dia 21, no Festival Goiânia Noise, em Goiânia, Goiás.
11 de novembro
Recebe dois Grammy latinos, nas categorias de melhor álbum de música popular brasileira, com Bandadois, e de melhor álbum de Native Brazilian Roots, com Fé na Festa.
18 de dezembro
Programa Altas horas, do apresentador Serginho Groismann, da Rede Globo, comemora dez anos no ar com um especial em homenagem a Gil, que interpreta canções suas em duetos com cantores como Zeca Pagodinho, Samuel Rosa, Sandy, Dinho Ouro Preto e Bebel Gilberto, entre outros.
2011
2011
15 de fevereiro
Gil faz show interativo e online no lançamento oficial do portal Escute, da Som Livre, um serviço inédito de oferta de música digital do Brasil.
Março e abril
Turnê internacional do show The string concert por sete países da Europa, seguindo por apresentações em Israel, Coreia do Sul, China e Austrália.
Março, abril e maio
Gravação do Filme Viramundo na Bahia, Austrália e África do Sul.
Maio
Gravado no Espaço Tom Jobim em comemoração dos dez anos da rádio MPB FM, do Rio, é lançado Gil + 10 – Gilberto Gil convida, em que Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara, Lenine, Erasmo Carlos, Preta Gil, Milton Nascimento, Maria Gadu e Paralamas do Sucesso cantam clássicos de Gil em dueto com ele.
Junho
Turnê pelo nordeste do Brasil com o show “Fé na Festa”.
12 de junho
Encontro no estúdio da Gege, sua produtora, com Dominguinhos, para gravação de músicas e depoimento para o documentário Dominguinhos, volta e meia, em celebração dos setenta anos do cantor, compositor e instrumentista recém-completos em fevereiro último.
Julho e agosto
Turnê Europa do show Fé na Festa (ForAll).
24 de agosto
Gil participa do debate “Música: a fronteira do futuro – criatividade, tecnologia e políticas públicas” com o norte-americano Lawrence Lessig, criador do selo Creative Commons, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
Setembro
O Prêmio Ricardo del Valle, sobre uso de tecnologias sociais, é concedido em Madri, Espanha, a Gil por sua luta pela “democratização da cultura em seu país” e por impulsionar a “convergência entre a educação e as tecnologias”.
9 de outubro
Apresentação de Gil integra a série de shows em comemoração do bicentenário da independência uruguaia, na avenida 18 de julho, em Montevidéu, Uruguai.
7 de dezembro
Lançamento do espaço virtual Acervo Gilberto Gil (digital) com evento no Instituto Tom Jobim, no Rio.
23 de dezembro
Especial da Rede Globo reúne Gil, Caetano e Ivete Sangalo.
2012
2012
23 de janeiro
Nasce Dom Lomelino Giordano Gil Moreira, neto de Gil, filho de Bem Gil e Ana Claudia Lomelino, no Rio de Janeiro.
Abril
Lançamento do álbum Especial Ivete, Gil e Caetano (Ao Vivo), trazendo os registros do show realizado pelos três artistas, que juntos interpretam as canções. No repertório estão sucessos como “Se eu não te amasse tanto assim”, do repertório de Ivete, “Toda menina baiana”, de Gil, e “Tá combinado”, do de Caetano, além de Chico Buarque e Herbert Vianna.
28 de maio
Gravação do CD e DVD Concerto de cordas & máquinas de ritmo com a Orquestra Petrobras Sinfônica no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com regência e arranjos de Jaques Morelenbaum.
Julho
Turnê pela Europa com o show “Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo”.
Agosto
O mesmo projeto ganha desdobramentos na web com o lançamento de EP nas plataformas digitais, show na íntegra e making of da gravação no YouTube.
Setembro
Turnê pela América do Sul com o show “Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo”.
14 de setembro
Lançamento do documentário Tropicália, de Marcelo Machado, feito quase inteiramente com imagens de arquivo dos anos de 1967, 1968 e 1969.
Outubro e novembro
Turnê pelos USA com o show “Fé na Festa”
1 de novembro
Lançamento do CD e DVD do show Concerto de cordas & máquinas de ritmo, contendo 21 faixas, dentre elas uma inédita, “Eu descobri”.
15 de novembro
Ganha Grammy latino na categoria melhor álbum de música popular brasileira com o Especial Ivete, Gil e Caetano.
12 de dezembro
Abertura da exposição GIL70, celebrando os 70 anos de Gil e seus 50 anos de carreira, no Itaú Cultural, em São Paulo. Concebida e organizada pelo poeta e designer gráfico André Vallias, apresenta 23 trabalhos em diferentes linguagens e suportes, como pintura, vídeo, fotografia, escultura e instalação.
24 de dezembro
Show na praia de Copacabana com Stevie Wonder.
2013
2013
23 de fevereiro
Morre em Salvador, aos 99 anos, Claudina Passos Gil, mãe de Gil.
Fevereiro
Compõe as versões em português das músicas do espetáculo O Rei Leão (versão brasileira), sendo as canções originais, de autoria de Elton John e Tim Rice.
Março
Turnê pelo Oriente Médio.
Maio
Lançamento na Europa do filme “Viramundo – uma viagem musical com Gilberto Gil”.
Lançamento de Cultura pela Palavra, pela Versal Editores, uma coletânea de dezenove artigos e dezenove entrevistas publicados na imprensa brasileira e internacional, além de 61 discursos proferidos no Brasil e no exterior, por Gil e Juca Ferreira como ministros da Cultura, entre 2003 e 2010.
Junho
Turnê pelo nordeste do Brasil com o show “Fé na Festa”.
8 de julho
Lançamento, pela editora Nova Fronteira, do livro Gilberto bem perto, biografia da jornalista Regina Zappa assinada também por Gilberto Gil.
Julho
Turnê Europa do show Fé na Festa (ForAll).
Agosto
Prêmio Contigo MPB FM de Música de melhor DVD com Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo.
28 de outubro
Gil é ganhador do Prêmio Fundação Darcy Ribeiro.
Novembro
A Comenda Abdias Nascimento, honraria instituída pelo Senado com o objetivo de homenagear pessoas que trabalham para proteger e valorizar a cultura afro-brasileira, é concedida a Gil, Martinho da Vila e o ator Milton Gonçalves, entre outras quatro personalidades.
19 de novembro
Gil participa do Encontro das Áfricas, iniciativa da ONU no Brasil, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio.
25 de novembro
Recebe o “Grands Prix SACEM 2013” em Paris, França.
2014
2014
21 de março
Participação de Gil no show da cantora norte-americana Joan Baez com Milton Nascimento, no Rio.
Abril
Lançamento do álbum Gilbertos Samba, em homenagem a João Gilberto.
23 de abril
Participação no evento “Arena Net Mundial” em São Paulo (Marco civil da Internet).
Maio
Turnê pelo nordeste do Brasil com o show “Gilbertos Samba”.
25 de julho
Show para convidados na inauguração oficial do Theatro Net SP, no shopping Vila Olímpia, em São Paulo.
1 de setembro
Gravação do DVD “Gilbertos Samba” no Teatro Municipal de Niterói.
Setembro
Show Gilbertos Samba excursiona pelo sul do Brasil.
Setembro e outubro
Gilbertos Samba segue em turnê pela Europa.
27 de novembro
Show de lançamento do DVD “Gilbertos Samba”, Rio de Janeiro.
13 de dezembro
Show com Marisa Monte, no Festival da MPB, Recife
18 de dezembro
Show de lançamento do DVD “Gilbertos Samba”, São Paulo
2015
2015
8 de janeiro
Participação na gravação do DVD do Natiruts em Salvador.
Abril
Turnê “Gilbertos Samba”, EUA e Canadá.
Em Champaign, Illinois, Gil ministra a palestra “Música e Cultura Brasileira” na Universidade de Illinois, capitaneada pelo Lemann Institute for Brazilian Studies. Na Universidade de Michigan, concede entrevista sobre a história cultural do Brasil desde os anos 1960.
10 de junho
Gilberto Sambas ao Vivo é o melhor DVD da 26ª edição do Prêmio da Música Brasileira, no Rio.
Junho e julho
Turnê Caetano e Gil, “Dois Amigos, Um Século de Música”, Europa.
24 de novembro
Nasce a primeira bisneta: Sol de Maria, filha do neto Francisco Gil e Laura Fernandes Oliveira das Neves e neta de Preta Gil, no Rio.
Agosto a dezembro
Turnê Caetano e Gil, “Dois Amigos, Um Século de Música”, Brasil, Argentina e Uruguai.
9 de dezembro
Lançamento do livro “Disposições Amoráveis” de Gilberto Gil e Ana de Oliveira na UNIBES Cultural, São Paulo.
Dezembro
Gil é indicado mais uma vez ao Grammy, na categoria World Music, por seu álbum Gilbertos Samba Ao Vivo.
2016
2016
25 de fevereiro
Gil é internado no Hospital Sírio-Libanês com um quadro de hipertensão arterial. Daí pra frente, será internado mensalmente para realizar exames e seguir tratamento de insuficiência renal, acompanhado por equipes médicas sob coordenação do cardiologista Roberto Kalil Filho, até outubro.
Março
Início das apresentações de Gilberto Gil, aquele abraço – o musical, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, do diretor Gustavo Gasparani, um compilado não biográfico de 55 canções emblemáticas, misturadas a textos ditos pelos músicos-atores.
Abril e maio
Turnê Caetano e Gil, “Dois Amigos, Um século de música – Chile, Peru, Estados Unidos e Europa.
27 de maio
Nasce o neto Nino Gil Demasi, filho de Isabela Gil e João Paulo Demasi, em Nova York.
9 de junho
Show beneficente para a ONG Saúde Criança, no Rio.
Julho
Gil compõe a trilha do filme Lila, de Alfredo Sirkis e Silvio Da-Rin, sobre a judia polonesa Liliana Sirkis (mãe de Alfredo).
5 de agosto
Canta com Caetano e Anitta na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no estádio do Maracanã. Trio interpreta “Isso aqui o que é” e “Sandália de prata”, de Ary Barroso.
6 de outubro
Show com Nando Reis e Gal Costa em tributo aos cem anos de nascimento de Ulysses Guimarães, em Brasília.
Outubro
As internações para tratamento de insuficiência renal têm continuidade. No início do mês, depois de passar por uma biópsia no coração, Gil compõe uma canção – “Quatro pedacinhos” – para a cardiologista Roberta Saretta, da equipe que tratou dele.
27 de outubro
Gil recebe alta e deixa o hospital.
2017
2017
2 de fevereiro
O grupo Nação Zumbi recebe Gil em show na Marina da Glória, no Rio, como parte do festival Pepsi Twist Land.
Fevereiro
Gil é homenageado no carnaval de Salvador saindo pelo afoxé Filhos de Gandhy e pelo bloco Cortejo Afro, do artista plástico Alberto Pitta, que concebeu o desfile “CorteGil”.
14 de março
Nasce o neto Sereno Lomelino Giordano Gil Moreira, filho de Bem Gil e Ana Claudia Lomelino, no Rio de Janeiro.
Março
Show em homenagem aos 50 anos do Teatro Castro Alves, Salvador.
Talk-show no Brazil Conference, Harvard (EUA).
Abril
Participação no videoclipe de “Demarcação já”, produzido para campanha do Greenpeace Brasil por demarcação de terras indígenas; Gil é um dos 23 intérpretes da canção de Chico César e Carlos Rennó.
Agosto a dezembro
Turnê nacional Gil, Nando e Gal – Trinca de Ases.
Turnê nacional Refavela40, celebrando os quarenta anos do álbum Refavela; com direção musical de Bem Gil e participações de Moreno Veloso, Céu e Maíra Freitas – além de Gil.
Setembro
Turnê nacional Refavela40.
28 de novembro
Prêmio UBC (União Brasileira de Compositores, sociedade à qual Gil é associado) homenageia o artista pelo conjunto da sua obra, na abertura da Casa UBC, no Rio.
3 de dezembro
Reunião de Gil e Anitta em palco encerra os encontros promovidos no Combina MPB, em Salvador, no estacionamento do Wet’n Wild, com transmissão pelos canais Bis e Multishow.
2018
2018
4 de janeiro
Show em Muscat, Omã, no Royal Opera House Muscat.
10 de fevereiro
Participação no desfile da escola de samba Vai Vai em São Paulo (SP) como homenageado com o samba-enredo.
Fevereiro, maio e junho
Turnê nacional do projeto REFAVELA40, em homenagem aos 40 anos do álbum Refavela.
Março
Turnê na Europa do projeto Gil, Nando & Gal – Trinca de Ases.
1 de junho
Show Gil & Ivete em São Paulo (SP), para inauguração do espaço musical no Allianz Parque.
4 de junho
Lançamento do filme Lila, de Alfredo Sirkis e Silvio Da-Rin, com trilha de Gil, no Canal Brasil.
Julho
Turnê na Europa do projeto REFAVELA40.
Agosto
Lançamento mundial do disco e video-clipes de músicas inéditas OK OK OK.
21 de agosto
Estreia nacional como apresentador da série de TV Amigos, Sons e Palavras, comandada por Gil, no Canal Brasil. Em onze programas, ele conversa com grandes personalidades. Direção de Letícia Muhana e Patrícia Guimarães, produção da Gegê Produções Artísticas.
4 de novembro
Recebimento do Consulado da Índia no Rio de Janeiro da Comenda Vivekananda no evento Festival das Luzes em homenagem aos 150 anos de Mahatma Gandhil.
24 de novembro
Estreia da turnê nacional do disco OK OK OK em Belo Horizonte (BH).
31 de dezembro
Show da Virada no Reveillon de Copacabana – Rio de Janeiro (RJ).
2019
2019
03 de fevereiro
Participação no festival “Digitália”, Salvador (BA).
06 de fevereiro
Participação como homenageado da 11ª Bienal da UNE, Salvador (BA).
Fevereiro a Outubro
Turnê nacional do disco OK OK OK.
26 de abril
Lançamento do álbum Giro, de Roberta Sá, com canções inéditas de Gil, entre elas a faixa-título, “A vida de um casal”, “O lenço e o lençol” e “Ela diz que me ama”, parceria com Jorge Benjor, além de duas coautorias com a artista: “Cantando as horas” e “Fogo de palha”. Gil participa com seu violão.
03 de maio
Gravação para o documentário “Disposições Amoráveis”, Montevidéu (Uruguai).
14 de Maio
Participação no Prêmio “SIM a Igualdade Racial”, Rio de Janeiro (RJ).
30 de maio
Encontro com Obama, São Paulo (SP).
22 de junho
Recebe o prêmio “Chamber Prize 2019” da Dinamarca, São Paulo (SP).
30 de Junho, 1 e 2 de Julho
Gravação para o documentário “Disposições Amoráveis”, Deserto do Atacama (Chile).
Julho e agosto
Turnê Europa do disco OK OK OK.
7 de agosto
Estreia do Grupo Corpo espetáculo “GIL”, com trilha sonora composta por Gilberto Gil e produzida por Bem Gil.
Setembro
Gravação para o documentário “Disposições Amoráveis” do encontro com Amma, no Amma Ashram, Amuritapuri (Índia).
09 de Setembro
Estréia da 2ª temporada como apresentador do programa de TV – “Amigos, Sons e Palavras” no Canal Brasil.
Outubro
Participação como homenageado na 10ª Festa Literária de Marechal Deodoro (AL).
03 de Novembro
Show aberto ao público com Baiana System, Salvador (BA).
14 de novembro
Ganha o Latin Grammy na categoria melhor álbum de música popular brasileira, com OK OK OK.
19 de novembro
Estreia do documentário Refavela 40, de Mini Kerti, sobre o impacto do clássico álbum, na HBO.
31 de Dezembro
Show da Virada no Reveillon de Niterói (RJ).
2020
2020
31 de janeiro e 1 de fevereiro
Shows Ok Ok Ok no Vivo Rio, Rio de Janeiro (RJ).
7 de fevereiro
Transmissão ao vivo pelo canal Multishow do show Ok Ok Ok na Concha Acústica, Salvador (BA).
Março
Viagem para Copenhagen (Dinamarca) para o registro audiovisual do show Ok Ok Ok no teatro DR Koncerthuset. Os shows e a gravação não puderam ser realizados por conta do lockdown de início de pandemia da Covid-19.
Abril
Gil e o BaianaSystem lançam o disco Gil Baiana Ao Vivo em Salvador, com o registro da colaboração no show realizado em Salvador em novembro de 2019. No repertório, composições do artista e do grupo.
1 de maio
Bate papo online Gil & Baiana System no canal do Youtube da banda.
13 de junho
Gravação do show Gil acompanhado de alguns músicos da família Gil, Nara, Bem, José e Flor Gil para o projeto “Un dieu dans son jardin “da TV francesa – France 5 – sendo exibido somente na França.
20 de junho
Live “Gil e Iza – As Canções de Gilberto Gil” – transmitida no canal do Youtube do artista e pelo canal Multishow.
26 de junho
Live | São João em Araras ao vivo | Gilberto Gil e Família – transmitida no canal do Youtube do artista.
5 de agosto
Entrevistado no programa “Conversa com Bial“ do apresentador Pedro Bial na rede Globo e disponível na plataforma Globoplay.
13 de agosto
Participação online no Seminário “100 anos de Celso Furtado: que desenvolvimento queremos para o Brasil?” no canal do Youtube Observatório de Fortaleza.
13 de agosto
Participação online no projeto “Favela É – Gilberto Gil e nossas vozes” com Laura Ferrarez, José Carlos de Oliveira e Luiz Eduardo Soares no canal do Youtube TV 247.
18 de agosto
Participação online no projeto “Ideias – Resultado da Pesquisa e Impactos da Covid-19 para a Economia Criativa” no canal do Youtube Sesc São Paulo.
12 de setembro
Live “Gilberto Gil & Gilsons” no Festival Coala – transmitida no canal do Youtube do artista e pelo canal TNT.
19 de setembro
Participação online no programa “Altas Horas” de Serginho Groisman junto com Caetano Veloso, exibido na TV Globo e disponível na plataforma Globoplay.
29 de setembro
Gil é a primeira capa do retorno da versão impressa da revista ELLE com ensaio fotográfico de Bob Wolfenson.
2 de outubro
Live “Gilberto Gil e Larissa Luz – Cantam e Contam o Amor” – transmitida no canal do Youtube do artista.
3 de outubro
Participação online no projeto “Muito prazer, meu primeiro disco” com Lucas Nobile e Zuza Homem de Mello no canal do Youtube do Sesc Pinheiros.
6 de outubro
Participação online no projeto “Transa Marieta e revista Vitruvius” com Abilio Guerra, Chico César, Djamila Ribeiro, Keyna Eleison e Luiz Fernando de Almeida na página do projeto no Facebook.
20 de outubro
Participação online no projeto “Bravoz: Gilberto Gil + Dhu Moraes – Revolução é Evolução” no canal do Youtube Bradesco.
22 de outubro
Participação online no projeto “Semana da Cultura Psi | Andar com fé: a construção de uma Cultura Psi” no canal do Youtube Relações Simplificadas.
25 de outubro
Homenageado no “13º Los Angeles Brazilian Film Festival”.
26 de outubro
Entrevista online para o programa “Estação Sabiá” de Regina Zappa com Eliane Costa no canal do Youtube TV 247.
21 de novembro
Participação online no projeto “Diálogos do Terra Madre Brasil – Debaixo do Barro do Chão – Ailton Krenak e Gilberto Gil” no canal do Youtube da Slow Food Brasil.
29 de novembro
Homenageado no “27º Festival de Cinema de Vitória”.
10 de dezembro
Participação na canção e videoclipe “É tudo pra ontem” de Emicida.
28 de dezembro
Participação online no programa “O que Gilberto Gil tem a nos ensinar sobre o ano de 2020 | As mesmas 12 perguntas “ com Astrid Fontenelle no canal do Youtube da jornalista.
2021
2021
8 de janeiro
Nascimento das 11ª e 12ª netas, as gêmeas Pina e Roma Gil, filhas de José Gil e Mariá Pinkusfeld.
Fevereiro
Lançamento no Fantástico e no YouTube do videoclipe da canção Refloresta de composição de Gil com participação dos Gilsons e Bem Gil para campanha do Instituto Terra de Sebastião Salgado.
27 de março
Participação no painel online WWF – “Como usar minha voz pela natureza” no canal do YouTube WWF Brasil.
5 de abril
Participação online no programa #SempreUmPapoEmCasa com Bené Fonteles no canal do YouTube Sempre Um Papo.
7 de maio
Participação online na mesa “O papel da cultura na formação da identidade nacional” no canal do YouTube EPEP USP.
28 de maio
Lançamento em todas as plataformas digitais do álbum São João em Araras – ao vivo, com a gravação do show virtual realizado por Gil e família em 2020; entre as 18 canções, “Eu Só Quero um Xodó” tem a participação especial de Preta Gil.
10 de junho
Conversa online “Voz, violão e muita história” para o canal do YouTube de Leandro Karnal.
10 de junho
Conversa e show online para o ThoughtWorks Live: Caminhos para a democratização da tecnologia no canal do YouTube ThoughtWorks Brasil.
13 de junho
Live “Arraial do Gil” com participação de Juliette para a GloboPlay.
5 de julho
Cerimônia online de nomeação Doutor Honoris Causa da Universidade de Berklee no canal do YouTube Berklee Valencia Campus.
18 de agosto
Participação online da conversa Ciência e Arte: Diálogos entre física e música no canal do YouTube Rede Ciência Arte Cidadania.
29 de agosto
Participação no documentário “Fênix: o vôo de Davi” na GloboNews e GloboPlay.
5 de setembro
Participação no videoclipe “Canção para Amazônia” no canal do YouTube Greenpeace Brasil.
24 de setembro
Lançamento da canção e videoclipe “Tenho Sede”, música de Dominguinhos e Anastácia na voz de Gil, em apoio ao “Programa 1 Milhão de Cisternas”, desenvolvido pela ASA – Articulação do Semiárido no canal do YouTube de Gilberto Gil.
30 de setembro a 7 de novembro
Turnê na Europa do projeto “Gilberto Gil In Concert”, com a realização de 19 shows em 08 países.
1 de outubro
Participação online da conversa “Há vagas para cidadãos” com Andréia Sadi e Preto Zezé no canal do YouTube Rock in Rio Humanorama.
6 de outubro
Participação no programa CNN Sinais Vitais – Longevidade com Dr. Roberto Kalil no canal e no YouTube da CNN Brasil.
11 de novembro
Eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL) para ocupar a cadeira de número 20.
7 de dezembro
Homenageado no Prêmio Band Inspira Rio.
18 e 19 de dezembro
Show “Encontros Histórico” com Aldo Brizzi e orquestra Brasil Jazz Sinfônica na Sala São Paulo – São Paulo (SP).
2022
2022
08 de abril
Cerimônia de posse na Academia Brasileira de Letras, passando a ocupar a cadeira de número 20.
14 de maio
Show “Gilberto Gil In Concert” no Festival MITA (Music is the Answer) em São Paulo (SP).
17 de maio
Entrevistado no programa Roda Viva – em homenagem aos 80 anos.
22 de maio
Show “Gilberto Gil In Concert” no Festival MITA (Music is the Answer) no Rio de Janeiro (RJ).
28 de maio
Show de sucessos no Festival Queremos no Rio de Janeiro (RJ).
04 de junho
Aula-show no projeto “Outras Florestas” no Palácio das Artes – Belo Horizonte (BH).
14 de junho
Lançamento da plataforma “Google Arts & Culture” – acervo digital da vida e obra de Gilberto Gil https://artsandculture.google.com/project/gilberto-gil. Primeiro artista brasileiro a ser contemplado na plataforma.
24 de junho
Estreia da série “Em casa com os Gil”, dirigida por Andrucha Waddingon – 1ª temporada – Conspiração Filmes para Amazon Prime Video.
24 de junho
Lançamento do álbum digital da trilha da série “Em casa com os Gil” – Gege Produções.
30 de junho
Apresentação “Gil Futurível” na NFT.Rio – projeto com tecnologias web3, blockchain, realidade virtual e aumentada, associadas a escaneamento 3D para preservar digitalmente Gilberto Gil em meio imersivo.
Julho
Turnê na Europa do projeto “Gilberto Gil & Family – Nós a Gente”, com a realização de 15 shows em 09 países. O projeto contou com a presença de toda a família Gil e foi filmado pela Conspiração Filmes para a segunda temporada da série da Amazon Prime Vídeo, dirigida por Andrucha Waddington, “Viajando com os Gil”.
23 de agosto
Participação Gil em mesa no projeto “Parque das Ideias” no Rio de Janeiro (RJ).
24 de agosto
Participação na abertura do Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol no Rio de Janeiro (RJ).
29 e 30 de agosto
Lançamento do livro “Todas as Letras” em São Paulo e Rio de Janeiro – edição especial ampliada em homenagem aos 80 anos de edição da Cia das Letras e organização de Carlos Rennó.
04 de setembro
Show como homenageado do palco Sunset do Rock n`Rio.
23 e 24 de setembro
Show “Gilberto Gil In Concert” em Brasília (DF).
01 de outubro
Participação no show dos Gilsons – Festa Love Love – São Paulo (SP).
18 de outubro
Relançamento do álbum Expresso 2222 em vinil comemorativo dos 50 Anos do álbum.
05 e 12 de novembro
Show de sucessos no Festival Rock the Mountain em Itaipava (RJ).
14 de novembro
Lançamento do livro “Todas as Letras” na Bienal do Livro de Salvador – edição especial ampliada em homenagem aos 80 anos de edição da Cia das Letras e organização de Carlos Rennó.
25 de novembro
Lançamento do single “Estrela” com Gil, Flor Gil e Sol de Maria, gravado para campanha de natal Natura.
01,02 e 03 de dezembro
Estreia da Ópera-concerto Amor Azul, composta por Gilberto Gil e Aldo Brizzi, no Auditório da Radio France em Paris (França). Gil também participa com um dos solistas.
08 de dezembro
Lançamento Livro “Expresso 2222 – 50 Anos” – Organização Ana de Oliveira.
09 de dezembro
Lançamento Box de CD’s comemorativo dos 80 Anos – Albuns de 1967-1977 de Gil na Universal Music.
12 de dezembro
Participação no Tik Tok Award em São Paulo (SP).
22 de dezembro
Relançamento do álbum “Kaya n’ Gan Daya” pela primeira vez em vinil – Comemorativo dos 20 anos do álbum.
2023
2023
21 de janeiro
Show de sucessos no Festival Saravá em Florianópolis (SC);
28 de janeiro
Show no Festival de Verão da Bahia com participação de Caetano Veloso – Salvador (BA);
03, 04 e 05 de março
Shows “Gilberto Gil In Concert” no Auditório Araújo Vianna – Porto Alegre (RS);
14 de março
Recebe o título de Doutor Honoris Causa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Salvador (BA);
24 de março
Show de sucessos no Festival Noites Cariocas – Rio de Janeiro (RJ);
26 de março
Show de sucessos na Maratona Cultural de Florianópolis (SC);
02 de abril
Show de aniversário de Salvador com Ivete Sangalo, Caetano Veloso e Luedji Luna – Salvador (BA);
12 de abril
Participação em Painel na Rio2C com a Conspiração Filmes – Rio de Janeiro (RJ);
13 de abril
Show “Gilberto Gil In Concert” no Teatro Pedra do Reino – João Pessoa (PB);
15 e 16 de abril
Shows “Gilberto Gil In Concert” no Teatro Guararapes – Recife (PE);
13 de maio
Participação na FLUP – Rio de Janeiro (RJ);
20 de maio
Show de sucessos no Festival Coolritiba – Curitiba (PR);
28 de maio
Participação no show em comemoração ao 20º aniversário do Rolex Arts Initiative – Atenas (Grécia);
03 de junho
Show de sucessos no Festival João Rock – Ribeirão Preto (SP);
16, 17 e 18 de junho
Shows Gilberto Gil & Família – Nós a Gente – Qualistage – Rio de Janeiro (RJ);
23 de junho
Show Gilberto Gil & Família – Nós a Gente – Festival Sensacional – Belo Horizonte (BH);
25 de junho
Show Gilberto Gil & Família – Nós a Gente – Festival Turá – São Paulo (SP);
30 de junho
Estreia da série “Viajando com os Gil”, dirigida por Andrucha Waddingon – 2ª temporada – Conspiração Filmes para Amazon Prime Video;
30 de junho e 01 de julho
Shows Gilberto Gil & Família – Nós a Gente – Concha Acústica do TCA – Salvador (BA);
Julho
Turnê na Europa do projeto “Gilberto Gil & Family – Aquele Abraço”, com a realização de 12 shows em 07 países, sendo a maioria em Festivais;
12 de agosto
Show GilBaiana (Gilberto Gil e Baiana System) no Festival Doce Maravilha – Rio de Janeiro (RJ);
19 de agosto
Show de sucessos no Festival Zepelim – Fortaleza (CE);
30 de agosto
Participação no lançamento dos livros “Nós a Gente e “Andar com Fé”, com ilustrações de Daniel Kondo e edição da Martins Fontes na Academia Brasileira de Letras – Rio de Janeiro (RJ);
01 de setembro
Show de sucessos no Festival Praia – Brasília (DF);
06 de setembro
Show de sucessos no Festival de Música de Itajaí – Itajaí (SC);
10 de setembro
Participação na Ciranda Literária da Academia Brasileira de Letras na Bienal do Livro do Rio de Janeiro (RJ);
14, 15 e 16 de setembro
Shows Gilberto Gil & Família – Nós a Gente – Espaço Unimed – São Paulo (SP);
22 de setembro
Participação na Feira Literária de Maricá (RJ) juntamente com outros acadêmicos da ABL;
24 de setembro
Participação no show dos Gilsons – Festival Planeta Brasil – Belo Horizonte (BH);
Outubro
Turnê na Europa do projeto “Gilberto Gil – Aquele Abraço”, com a realização de 18 shows em 09 países, todos em teatros;
06 de Outubro
Visita oficial à Exposição “NOI” dos livros “Nós a Gente e “Andar com Fé” – Galleria Candido Portinari na Embaixada do Brasil em Roma (Itália);
31 de Outubro
Cerimônia de titulação de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal;
09 de novembro
Show Voz & Violão para os 90 anos da Air France – Rio de Janeiro (RJ);
14 de novembro
Participação em roda de conversa de lançamento do livro “O Potencial de Mudança” de Rodrigo Hubner no Sesc Pinheiros – São Paulo (SP);
18 de novembro
Show de sucessos no Festival Macuca das Artes – Correntes (PE);
02 e 03 de dezembro
Participação shows em homenagem aos 90 anos do Carlos Lyra – Sesc Pompéia – São Paulo (SP).
14 de dezembro
Show Voz & Violão para o encerramento do ano da Academia Brasileira de Letras – Rio de Janeiro (RJ).
“Eu soube que a música era minha linguagem, mesmo. Que a música ia me levar a conhecer o mundo, ia me levar a outras terras. Por que eu achava que tinha a música da terra e a música do céu.”
Gil, sobre a infância na cidade onde morava, no interior da Bahia, onde saía correndo ao som do primeiro clarinete da Banda, que dava inicio aos festejos da padroeira e parecia invadir tudo.
Sua carreira começou no acordeon, ainda nos anos 50. Inspirado por Luiz Gonzaga, pelo som do rádio, pelas procissões na porta de casa. No interior do Nordeste a sonoridade que explorava era a do sertão, até que surge João Gilberto, a bossa nova, e também Dorival Caymmi, com suas canções praieiras e o mundo litorâneo, tão diferente do mundo do sertão. Influenciado, Gil deixa de lado o acordeon e empunha o violão, e em seguida a guitarra elétrica, que abrigam as harmonias particulares da sua obra até hoje. Suas canções desde cedo retratavam seu país, e sua musicalidade tomou formas rítmicas e melódicas muito pessoais. Seu primeiro LP, Louvação, lançado em 1967, concentrava sua forma particular de musicar elementos regionais, como nas conhecidas canções Louvação, Procissão, Roda e Viramundo.
Em 1963 ao conhecer o amigo Caetano Veloso, na Universidade da Bahia, Gil inicia com Caetano uma parceria e um movimento que contempla e internacionaliza a música, o cinema, as artes plásticas, o teatro e toda a arte brasileira. A chamada tropicália, ou movimento tropicalista, envolve artistas talentosos e plurais como Gal Costa, Tom Zé, Rogério Duprat, José Capinam, Torquato Neto, Rogério Duarte, Nara Leão entre outros. Este movimento gera descontentamento da ditadura vigente, que o considera nocivo à sociedade com seus gestos e criações libertárias, e acaba por exilar os parceiros.
O exílio em Londres contribui para a influência ainda maior dos Beatles, Jimmi Hendrix e todo o mundo pop que despontava na época, na obra de Gil, que grava inclusive um disco em Londres, com canções em português e inglês.
Ao retornar ao Brasil, Gil dá continuidade a uma rica produção fonográfica, que dura até os dias de hoje. São ao todo quase 60 discos e em torno de 4 milhões de cópias vendidas, tendo sido premiado com 9 Grammys. Entre lps, cds e dvds, como Expresso 2222, Refazenda, Viramundo, Refavela, Realce, UmBandaUm, Dia Dorim, Raça Humana, Unplugged MTV, Quanta, Eu Tu Eles, Kaya N`Gandaya, Banda Dois, Fé na Festa, Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmo com Orquestra, entre tantos outros, Gil criou uma vasta e abrangente obra musical e audio visual. Um de seus mais recentes trabalhos, Gilbertos Samba, é uma reinterpretação de canções gravadas por João Gilberto e uma homenagem do “discípulo para o mestre”. Em 2015 e 2016 celebrou com Caetano Veloso os 50 anos de carreira em um show histórico – Dois Amigos, Um Século de Música – registrado em cd e dvd. Em 2017 a Trinca de Ases foi lançada a mesa: Gil, Nando Reis e Gal Costa percorreram os palcos das principais cidades do Brasil e da Europa. Registrado também em cd e dvd. Em 2018, lançou o álbum Ok Ok OK que traz a família, a doença que experimentou e o questionamento do posicionamento que a sociedade lhe exige. O álbum foi vencedor do Grammy Latino em novembro de 2019 na categoria Melhor Albúm de Música Brasileira.
Cada novo projeto de Gil tem suas formas consolidadas em diversas turnês pelo mundo. Todo disco vira show e muito show vira disco. Sempre disposto a realizar turnês nacionais e internacionais para cada novo projeto, Gil é presença confirmada anualmente nos maiores festivais e teatros da Europa. Realizou diversas turnês pelas Américas, Ásia, África, e Oceania. Gil tem um público cativo em seus shows no exterior, desde suas primeiras apresentações internacionais em 1971, a partir da sua marcante participação no festival de Montreux, em 1978.
Em 2002, após sua nomeação como Ministro da Cultura, Gil passa a circular também pelo universo sócio político, ambiental e cultural internacional. No âmbito do Minc, em particular, desenha e implementa novas políticas que vão desde a criação dos Pontos de Cultura até a presença protagonística do Brasil em Fóruns, Seminários e Conferências mundo afora, trabalhando temas que vão desde novas tecnologias, direito autoral, cultura e desenvolvimento, diversidade cultural e o lugar dos países do sul do planeta no mundo globalizado.
Suas múltiplas atividades vêm sendo reconhecidas por várias nações, que já o nomearam, entre outros, de Artista da Paz pela UNESCO em 1999, Embaixador da FAO, além de condecorações e prêmios diversos, como Légion d’ Honneur da França, Sweden’s Polar Music Prize, entre outros.
O reconhecimento de sua vida e obra mais recente veio através da nomeação de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Berklee e de imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL) para ocupar a cadeira de número 20. Ambos os títulos recebidos em 2021.
Um Embaixador musical único, movido pela convicção cultural.