Belas meninas pobres

A Bahia, terra e gente, é um dos lugares mais fotografáveis do mundo: riqueza estética que atrai o olhar, riqueza social que enfeitiça o coração. Para os que gostam do clique das câmaras, um convite à ação. Por isso a Bahia tem sido um dos lugares mais fotografados do mundo. Ontem Verger, hoje Holanda. A […]

A Bahia, terra e gente, é um dos lugares mais fotografáveis do mundo: riqueza estética que atrai o olhar, riqueza social que enfeitiça o coração. Para os que gostam do clique das câmaras, um convite à ação. Por isso a Bahia tem sido um dos lugares mais fotografados do mundo. Ontem Verger, hoje Holanda. A mesma atração pela beleza e o mesmo impulso amoroso trouxeram ontem e trazem hoje o interesse dos fotógrafos para perto do corpo e da alma da terra dos orixás e dos poetas.

Holanda Cavalcanti reúne, neste livro, uma série de fotos tomadas do mundo ao seu redor que refletem o seu convívio com o lugar, o seu apego suave e altivo à paisagem trágica de uma terra de belas meninas pobres; o seu afago sensual sobre a pele de sua Bahia; a sua própria auto-estima preservada pelo respeito ao sofrimento do outro; o seu olhar ao mesmo tempo divertido e compassivo registrando o tráfego dos olhares solidários das gentes humildes da cidade.

Este livro de fotos é como se reunisse frases soltas de um diário de uma menina atenta e curiosa; frases soltas de um poema de balsâmica dor, a dor da menina, a dor do seu mundo, a estimulante dor dos pés descalços – sobre as duras pedras do caminho – em seu ininterrupto movimento na marcha da liberdade.

in: CAVALCANTI, Holanda. “Ê Povo Ê”. Versal Editores, 2007

[addtoany]
Gilberto Gil