Máquina de ritmo
Gilberto Gil
Máquina de ritmo
Tão prática, tão fácil de ligar
Nada além de um bom botão
Sob a leve pressão do polegar
Poderei legar um dicionário
De compassos pra você
No futuro você vai tocar
Meu samba duro sem querer
Máquina de ritmo
Quem dança nessa dança digital
Será, por exemplo, que meu surdo
Ficará mudo afinal
Pendurado como o dinossauro
No museu do carnaval?
Se você aposta que a resposta é sim
Por Deus, mande um sinal
Máquina de ritmo
Programação de sons sequenciais
Mais de cem milhões de bandas
De escolas de samba virtuais
Virtuais virtuosas vertentes
De variações sem fim
Daí por diante, samba avante
Já sem precisar de mim
Máquina de ritmo
Quem sabe um bom pó de pirlimpimpim
Possa deletar a dor de quem
Deixou de lado o tamborim
Apesar do seu computador
Ter samba bom, samba ruim
Se aperto o botão meu coração
Há de dizer que é samba, sim
Máquina de ritmo
Processo de algo-ritmos padões
Múltiplos binários e ternários
Quaternários sem paixões
Colcheias, semicolcheias
Fusas, semifusas sensações
Nos salões das noites cariocas
Novas tecnoilusões
Máquina de ritmo
Que os pós eternos vão silenciar
Novos anjos do inferno vão pôr
Qualquer coisa em seu lugar
Quem sabe irão lhe trocar
Por um tal surdo-mudo do museu
E os bandos da lua virão se encontrar
Numa praia toda lua cheia
Pra lembrar você e eu
Moreno, Domenico, Kassin
Assim meus filhos, filhos seus
E bandos da lua virão se encontrar
Numa praia toda a lua cheia
Pra lembrar
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
percussão – Gustavo di Dalva
violão e guitarra – Bem Gil
violoncelo – Jaques Morelembaum
violino – Nicolas Krassik
– – Orquestra Petrobras Sinfônica
efeitos eletrônicos – Eduardo Manso
Outras gravações:
“Banda Larga Cordel”, Gilberto Gil, Warner Music 2008
“Bandadois”, Giberto Gil, Gege Produções Artísticas 2009
“Caixa a conspiração de Gilberto Gil – CD bandadois”, Gilberto Gil 2010
“Concerto de cordas e máquinas de ritmo”, Gilberto Gil, Biscoito Fino 2012
“Gilbertos samba ao vivo”, Gilberto Gil, Sony Music 2014
“Outros barbaros”, Maria Behtânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Biscoito Fino 2003
Eu vim da Bahia
Gilberto Gil
Eu vim
Eu vim da Bahia cantar
Eu vim da Bahia contar
Tanta coisa bonita que tem
Na Bahia, que é meu lugar
Tem meu chão, tem meu céu, tem meu mar
A Bahia que vive pra dizer
Como é que se faz pra viver
Onde a gente não tem pra comer
Mas de fome não morre
Porque na Bahia tem mãe Iemanjá
De outro lado, o Senhor do Bonfim
Que ajuda o baiano a viver
Pra cantar, pra sambar pra valer
Pra morrer de alegria
Na festa de rua, no samba de roda
Na noite de lua, no canto do mar
Eu vim da Bahia
Mas eu volto pra lá
Eu vim da Bahia
Mas algum dia eu volto pra lá
BR-GPG-1200062
© Gege Edições Musicais
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
percussão – Gustavo di Dalva
violão e guitarra – Bem Gil
violoncelo – Jaques Morelembaum
violino – Nicolas Krassik
– – Orquestra Petrobras Sinfônica
efeitos eletrônicos – Eduardo Manso
Outras gravações:
“Baden Powell”, Baden Powell, Universal Music
“Maria da Graça”, Gal Costa, RCA
“Songbook Gilberto Gil”, Leila Pinheiro e Oscar Castro Neves, Lumiar
“Quarteto em CY”, Quarteto em CY, Polygram
“O teatro do baile”, Alexandre Leão, Alexandre Menezes Leão Me 2014
“A selection from the festical years 1970-1977 CD 2”, Baden Powell, Universal Music 2007
“Dois amigos, um século de música” Caetano Veloso & Gilberto Gil”, Sony Music 2015
“Cama de voz convida”, Cama De Voz convida, Adslan Corrêa De Souza 2011
“Cenas brasileiras”, Celso Moreira, Celso Albeniz Ferreira Moreira 2011
“Elis Regina no fino da bossa vol. 2”, Elis Regina e Gilberto Gil, Veleiro 2003
“Nosso samba – vol. 1”, Gal Costa, BMG 2002
“Eu vim da Bahia”, Gal Costa, BMG 2002
“Gil na delas”, Gal Costa, BMG 2005
“Ensaio”, Gal Costa, Trama
“Em concerto”, Gilberto Gil, Geleia Geral 1987
“O compositor e o interprete”, Gilberto Gil, Philips 1981
“Gilbertos samba”, Gilberto Gil, Polysom Comércio 2014
“Concerto de cordas e máquinas de ritmo”, Gilberto Gil, Biscoito Fino 2012
“Gilbertos samba ao vivo”, Gilberto Gil, Sony Music 2014
“Grandes mestres da MPB”, Gilberto Gil, Warner Music 1996
“Chill Brazil”, Gilberto Gil, Warner Music 2002
“Healing select bossa nova”, Gilberto Gil, Warner Music 2007
“La passion sereine”, Gilberto Gil, Works Editores 2005
“Historia do samba – cd 29”, Editora Globo 2001
“Saudade do futuro”, Jaques Morelenbaum, Biscoito Fino 2014
“João Gilberto/99”, João Gilberto, Universal Music 1999
“20 grandes sucessos de João Gilberto”, João Gilberto, Polygram Music 1998
“Songbook Gilberto gil 3”, Leila Pinheiro e Oscar Castro Neves, Lumiar Discos 2015
“Duos III”, Luciana Souza e Marco Pereira, Universal Music 2012
“Para Gil e Caetano”, Margareth Menezes, Canal Brazil S/A 2014
“Beijo de amor”, Maria Farinha, Maria Fatima Jannuzzi De o. Farinha 2006
“Amor até o fim”, Mauro Senise, Alma Brasileira Produções E Edições 2016
“Ituaçú – Gilberto Gil”, Orquestra de sopros da pro arte e flautistas da pro arte, Geringonça Filmes 2012
“Eu vim da Bahia'”, Peri, Diorama 1999
“Sem limite III – CD 1”, Quarteto em CY, Universal Music 2001
“Quarteto em CY – 40 anos”, Quarteto em CY, Universal Music 2004
“Resistindo”, Quarteto em CY, Universal Music 2017
“Som definitivo”, Quarteto em CY com tamba trio, Polygram Music
“Tributo a João Gilberto”, Renato Braz, Nailor Proveta E Edson José Alves, Canal Brazil S/A 2014
“Arrebenta”, Rita Tavares, Rita De Cássia Tavares Da Cunha 2008
“Sambajazz trio”, Sambajazz Trio, João Samuel Alves Da Cunha 2010
“The best of two world”, Stan Getz e João Gilberto, Stan Getz e João Gilberto
Estrela
Gilberto Gil
Há
De surgir
Uma estrela no céu cada vez que ocê sorrir
Há
De apagar
Uma estrela no céu cada vez que ocê chorar
O contrário também bem que pode acontecer
De uma estrela brilhar quando a lágrima cair
Ou então de uma estrela cadente se jogar
Só pra ver a flor do seu sorriso se abrir
Hum
Deus fará
Absurdos, contanto que a vida seja assim
Sim
Um altar
Onde a gente celebre tudo o que Ele consentir
BR-GPG-1200063
© Gege Edições Musicais
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
percussão – Gustavo di Dalva
violão e guitarra – Bem Gil
violoncelo – Jaques Morelembaum
violino – Nicolas Krassik
– – Orquestra Petrobras Sinfônica
efeitos eletrônicos – Eduardo Manso
Outras gravações:
“Novelas acústico”, Anna Luisa, Deck Disc
“Para ouvir”, Caçulinha, SIGLA
“Emílio Santiago”, Emílio Santiago, Som Livre
“Brasil Branconegro”, Grupo Tom da Terra, CPC UMES
“Padre Antônio Maria com vida”, Padre Antônio Maria e Simone
“Gil e Caetano em Cy”, Quarteto em CY, CID
“10 anos da Globo filmes”, Gilberto Gil, Som Livre 2008
“Concerto de cordas e máquinas de ritmo”, Gilberto Gil, Biscoito Fino 2012
“Trilha sonora da novela a indomada”, Gilberto Gil, Som Livre 1997
“Quanta”, Gilberto Gil, Warner Music 1998
“Projeto especial IBM”, Gilberto Gil, Warner Music 1997
“Musica”, Gilberto Gil, Warner Music 1998
“Nova série”, Gilberto Gil, Warner Music 2007
“Gilberto Gil no palco – nova série”, Gilberto Gil, Versal Editores 2005
“O maior amor do mundo”, Gilberto Gil (voz), Gege Produções 2006
“Brasil Branconegro”, Grupo Tom Da Terra, CPC Umes 2002
“A. Aquino Prod. Prom”, Luan Rodrigues 1999
“Mais misturado”, Mart’nália, Biscoito Fino 2016
“Padre Antonio Maria Com Vida”, Padre Antonio Maria Com Vida, Caná Promoções 2003
“Com vida”, Padre Antônio Maria e Simone, Caná Promoções e Comércio 2012
“Gil e Caetano em CY”, Quarteto em CY, CID 1999
“Vocal Gilberto Gil”, Susana Baca, Travesías Luaka BOP 2006
“Infinitamente”, Targino Gondim, Atracao Fonografica 2011
“Cores vivas”, Vanessa Moreno e Fi Maróstica, Tratore Distribuição de CD’S 2015
Quanta
Gilberto Gil
Quanta do latim
Plural de quantum
Quando quase não há
Quantidade que se medir
Qualidade que se expressar
Fragmento infinitésimo
Quase que apenas mental
Quantum granulado no mel
Quantum ondulado no sal
Mel de urânio, sal de rádio
Qualquer coisa quase ideal
Cântico dos cânticos
Quântico dos quânticos
Canto de louvor
De amor ao vento
Vento, arte do ar
Balançando o corpo da flor
Levando o veleiro pro mar
Vento de calor
De pensamento em chamas
Inspiração
Arte de criar o saber
Arte, descoberta, invenção
Theoría em grego quer dizer
O ser em contemplação
Cântico dos cânticos
Quântico dos quânticos
Sei que a arte é irmã da ciência
Ambas filhas de um deus fugaz
Que faz num momento e no mesmo momento desfaz
Esse vago deus por trás do mundo
Por detrás do detrás
Cântico dos cânticos
Quântico dos quânticos
BR-GPG-1200064
© Gege Edições Musicais
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
percussão – Gustavo di Dalva
violão e guitarra – Bem Gil
violoncelo – Jaques Morelembaum
violino – Nicolas Krassik
– – Orquestra Petrobras Sinfônica
efeitos eletrônicos – Eduardo Manso
Futurível
Gilberto Gil
Você foi chamado, vai ser transmutado em energia
Seu segundo estágio de humanóide hoje se inicia
Fique calmo, vamos começar a transmissão
Meu sistema vai mudar
Sua dimensão
Seu corpo vai se transformar
Num raio, vai se transportar
No espaço, vai se recompor
Muitos anos-luz além
Além daqui
A nova coesão
Lhe dará de novo um coração mortal
Pode ser que o novo movimento lhe pareça estranho
Seus olhos talvez sejam de cobre, seus braços de estanho
Não se preocupe, meu sistema manterá
A consciência do ser
Você pensará
Seu corpo será mais brilhante
A mente, mais inteligente
Tudo em superdimensão
O mutante é mais feliz
Feliz porque
Na nova mutação
A felicidade é feita de metal
BR-GPG-1200065
© Gege Edições Musicais
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
percussão – Gustavo di Dalva
violão e guitarra – Bem Gil
violoncelo – Jaques Morelembaum
violino – Nicolas Krassik
– – Orquestra Petrobras Sinfônica
efeitos eletrônicos – Eduardo Manso
Outras gravações:
“Concerto de cordas e máquinas de ritmo”, Gilberto Gil, Biscoito Fino 2012
“1969”, Gilberto Gil, Universal Muisc 2000
“Em relação às perspectivas de um ‘mundo novo’ e suas implicações, diferentemente de Lunik 9, que reagia contrariamente a elas, Cérebro Eletrônico já as admitia, mas com uma certa ironia; ali, o homem diz para o computador: ‘Tudo bem você, mas eu sou mais eu’ (o que, aliás, é o pressuposto básico da cibernética e continua sendo o pressuposto do que está a serviço do homem, as novas inteligências artificiais colocadas sob o controle da inteligênca original, a humana, a dos neurônios).
“Futurível vai além, ao ponto de propor um futuro possível (‘futurível’: mais uma vez, o procedimento concretista). O eu da música é o cientista detentor da tecnologia (ou o extraterreno mais avançado) falando para o homem comum (a cobaia…) do teste de iniciação aos novos tempos a que ele será submetido, nesses termos: ‘Olha, você está sendo trazido pra um novo estágio de humanidade, mas não se preocupe, isso é muito natural’.
“Outro dia eu estava lendo uma entrevista com o Buckminster Fuller que o Arnaldo Antunes me mandou, onde ele, respondo a várias questões relativas a tecnologia e ecologia, dizia: ‘Não temos com o que nos preocupar, não; nós vamos virar nylon mesmo’. Ele elabora uma trança de pensamentos para chegar a isso. Então, não tem muito jeito – por mais reativo que a gente seja a essas idéias, elas estão em andamento, em processamento.”
Eu descobri
Gilberto Gil
Eu descobri
Um dia o antes, o agora e o depois
No mesmo dia o sim, o não e o talvez
No mesmo dia o zero, o um e o dois
E tudo que acontece depois do três
Grande emoção
A mesma das batidas de um coração
A mesma das ondas que vão e que vem
A mesma do chão da janela de um trem
Vertiginoso caos e fascinação
Pobre de mim
Pensei que ainda havia o que descobrir
Pensei que aquele dia fossem surgir
Anjos no céu, pobre de mim
Pobre de mim
Ali naquele instante igual aos demais
Eu percebi que o encoberto jamais
Nos mostrará seu corpo, a escuridão
Porque a escuridão é o que não se vê
A não ser
Que um novo Cristo volte mais uma vez
Agora, ontem, hoje, antes e após
Para mostrar a todos todos os sóis
E todos os buracos negros também
Quem me diz
Que a gente nunca poderá ser feliz
A menos que alcancemos o além da luz
Oh! Meu Jesus, meu bom Jesus.
BR-GPG-1200066
© Gege Edições Musicais
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
percussão – Gustavo di Dalva
violão e guitarra – Bem Gil
violoncelo – Jaques Morelembaum
violino – Nicolas Krassik
– – Orquestra Petrobras Sinfônica
efeitos eletrônicos – Eduardo Manso
Outras gravações:
“Concerto de cordas e máquinas de ritmo”, Gilberto Gil, Biscoito Fino 2012
“Lalala”, Maria Gadú, Gilberto Gil e Milton Nascimento, Som Livre 2015
Outra vez
Antonio Carlos Jobim
Outra vez sem você
outra vez sem amor
Outra vez vou sofrer
vou chorar
até você voltar
Outra vez vou vagar
por aí pra esquecer
Outra vez vou falar mal do mundo
até você voltar
Todo mundo me pergunta
porque ando triste assim
Ninguém sabe o que é que eu sinto
com você longe de mim
Vejo o sol quando ele sai
vejo a chuva quando cai
Tudo agora é só tristeza
traz saudade de você
Outra vez sem você
outra vez sem amor
BR-GPG-1200067
© Cap Music (EMI)
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
percussão – Gustavo di Dalva
violão e guitarra – Bem Gil
violoncelo – Jaques Morelembaum
violino – Nicolas Krassik
– – Orquestra Petrobras Sinfônica
efeitos eletrônicos – Eduardo Manso
Não tenho medo da morte
Gilberto Gil
não tenho medo da morte
mas sim medo de morrer
qual seria a diferença
você há de perguntar
é que a morte já é depois
que eu deixar de respirar
morrer ainda é aqui
na vida, no sol, no ar
ainda pode haver dor
ou vontade de mijar
a morte já é depois
já não haverá ninguém
como eu aqui agora
pensando sobre o além
já não haverá o além
o além já será então
não terei pé nem cabeça
nem figado, nem pulmão
como poderei ter medo
se não terei coração?
não tenho medo da morte
mas medo de morrer, sim
a morte é depois de mim
mas quem vai morrer sou eu
o derradeiro ato meu
e eu terei de estar presente
assim como um presidente
dando posse ao sucessor
terei que morrer vivendo
sabendo que já me vou
então nesse instante sim
sofrerei quem sabe um choque
um piripaque, ou um baque
um calafrio ou um toque
coisas naturais da vida
como comer, caminhar
morrer de morte matada
morrer de morte morrida
quem sabe eu sinta saudade
como em qualquer despedida.
BR-GPG-1200068
© Gege Edições Musicais
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
Outras gravações:
“Dois amigos, um século de música”, Caetano Veloso e Gilberto Gil, Sony Music 2015
“Banda Larga Cordel”, Gilberto Gil, Gege Produções Artísticas 2008
“Concerto de cordas e máquinas de ritmo”, Gilberto Gil, Biscoito Fino 2012
Juazeiro
Luiz Gonzaga
Humberto Teixeira
BR-GPG-1200069
© Editora e Importadora Fermata do Brasil LTDA.
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
percussão – Gustavo di Dalva
violão e guitarra – Bem Gil
violoncelo – Jaques Morelembaum
violino – Nicolas Krassik
– – Orquestra Petrobras Sinfônica
efeitos eletrônicos – Eduardo Manso
Tres palabras
Osvaldo Farres
Oye la confesión
de mi secreto,
nace de un corazón
que está desierto.
Con tres palabras
te diré todas mis cosas,
cosas del corazón
que son preciosas.
Dame tus manos, ven,
toma las mías
que te voy a confiar
las ansias mías.
Tomado de AlbumCancionYLetra.com
Son tres palabras,
solamente mis angustias,
y esas palabras son:
cómo me gustas
BR-GPG-1200070
© Editora Irmãos Vitale
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
violão e guitarra – Bem Gil
violoncelo – Jaques Morelembaum
– – Orquestra Petrobras Sinfônica
La renaissance africaine
Gilberto Gil
L’homme plein de dignité
Sa nature, ses dieux,
Son histoire et l’au delà
L’homme et son paysage aimé
Tout est là devant ses yeux
Tout ça dans le baouba
La renaissance africaine
La renaissance africaine
Et sa puissance
La renaissance africaine
La renaissance africaine
Avec sa dance
C’est l’afrique libertée
C’est l’afrique et ses idées
De sagesse et de vigueur
C’est l’afrique et sa mission
Clé pour la vrai construction
Du monde civilizé
Son peuple, son territoire
Qui s’étendent en diaspora
Jusqu’à la fin de la terre
En Europe, en Amerique
C’est toujour l’esprit d’Afrique
La nouveauté qui prospère
Ses enfants, ses gens musclés
Ses femmes d’outre beauté
Une beauté noir-nuit
Continent le plus agé
Les vieux temps nous ont laissé
Sa mythologie, sa vie
BR-GPG-1200071
© Gege Edições Musicais
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
percussão – Gustavo di Dalva
violão e guitarra – Bem Gil
violoncelo – Jaques Morelembaum
violino – Nicolas Krassik
– – Orquestra Petrobras Sinfônica
efeitos eletrônicos – Eduardo Manso
Outras gravações:
“Banda Larga Cordel”, Gilberto Gil, Gege Produções Artísticas 2008
“Caixa a conspiração de Gilberto Gil – CD Bandadois”, Gilberto Gil, Gege Produções Artísticas 2010
“Bandadois”, Gilberto Gil, Gege Produções Artísticas 2009
“Concerto de cordas e máquinas de ritmo”, Gilberto Gil, Biscoito Fino 2012
Panis et Circenses
Gilberto Gil
Caetano Veloso
Eu quis cantar
Minha canção iluminada de sol
Soltei os panos sobre os mastros no ar
Soltei os tigres e os leões nos quintais
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e em morrer
Mandei fazer
De puro aço luminoso um punhal
Para matar o meu amor e matei
Às cinco horas na avenida central
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e em morrer
Mandei plantar
Folhas de sonho no jardim do solar
As folhas sabem procurar pelo sol
E as raízes procurar, procurar
Mas as pessoas na sala de jantar
Essas pessoas da sala de jantar
São as pessoas da sala de jantar
Mas as pessoas na sala de jantar
São ocupadas em nascer e em morrer
BR-GPG-1200072
© Gege Edições Musicais / © Warner/Chappell Edições Musicais LTDA.
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
percussão – Gustavo di Dalva
violão e guitarra – Bem Gil
violoncelo – Jaques Morelembaum
violino – Nicolas Krassik
– – Orquestra Petrobras Sinfônica
efeitos eletrônicos – Eduardo Manso
Oriente
Gilberto Gil
Se oriente, rapaz
Pela constelação do Cruzeiro do Sul
Se oriente, rapaz
Pela constatação de que a aranha
Vive do que tece
Vê se não se esquece
Pela simples razão de que tudo merece
Consideração
Considere, rapaz
A possibilidade de ir pro Japão
Num cargueiro do Lloyd lavando o porão
Pela curiosidade de ver
Onde o sol se esconde
Vê se compreende
Pela simples razão de que tudo depende
De determinação
Determine, rapaz
Onde vai ser seu curso de pós-graduação
Se oriente, rapaz
Pela rotação da Terra em torno do Sol
Sorridente, rapaz
Pela continuidade do sonho de Adão
BR-GPG-1200073
© Gege Edições Musicais
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
percussão – Gustavo di Dalva
violão e guitarra – Bem Gil
violoncelo – Jaques Morelembaum
violino – Nicolas Krassik
– – Orquestra Petrobras Sinfônica
efeitos eletrônicos – Eduardo Manso
A “voz” – “Eu e Sandra [Sandra Gadelha, a terceira mulher de Gil] estávamos em Ibiza, na Espanha, numa casinha que tínhamos alugado num bosque de eucalipto. Era um fim de tarde de verão; tínhamos ido à praia e tomado orchata de chufa. Eu estava sentado à porta do chalé, fitando a transição do céu azul para o céu noturno; começavam a surgir as primeiras estrelas. Sandra lá dentro, preparando alguma coisa, e eu ali, quieto. De repente eu vi uma estrela cadente e aquilo me deu interiormente a sensação de uma voz. ‘Se oriente!’ – surgiu essa voz. “Se oriente, rapaz”. Aí eu entrei, peguei papel e lápis, e…”
De como os sentimentos e as reflexões foram nutrindo a inspiração poética e a composição se transformando numa condensação de símbolos – “Da saudade do sul – do hemisfério sul – veio a idéia do Cruzeiro como orientação, como se eu tivesse de me lançar ao mar em busca da redescoberta da minha terra (Cabral, as três caravelas, as navegações: tudo isso vinha à cabeça), desencadeando-se a seguir a meditação sobre a minha situação no exílio, com uma auto-justificação da necessidade da viagem e uma metáfora para o sacrifício da aventura forçada (os navios negreiros, o trabalho escravo no porão dos negreiros; tudo vinha à cabeça e os pensamentos iam sendo sintetizados nos versos).
“O fato de eu ter feito o projeto da familia, a faculdade; de ter recusado uma pós-graduação na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, para assumir o trabalho na Gessy-Lever e ficar em São Paulo perto de Caetano, de Bethânia, de Gal, do projeto pessoal, a música; e de o trabalho na Gessy-Lever ter sido uma espécie de pós-graduação também, assim como a situação do exílio tinha para mim um significado de pós-graduação… Por tudo isso Oriente é a música minha que eu considero mais pessoal e auto-solidária, mais solitária. Não sou eu em relação a uma mulher ou a uma cidade; sou eu em relação a mim mesmo, a um momento de vida. Back in Bahia também é auto-referente; ela e Oriente são complementares. Minhas músicas da época são assim. Expresso 2222 é meu disco mais elaborado no sentido de relatar um período.”
Atmosfera oriental – “O ‘sorridente’ foi lembrança remota e inconsciente dos versos de Rogério Duarte comigo em Objeto Semi-Identificado: ‘sorridente’ contém ‘oriente’. (O uso do termo ali dá também um alívio em relação ao tom de cobrança de antes: ‘se oriente’, ‘considere’, ‘determine’). O clima do oriente estava no ar: os hare-krishna, os tarôs, os I-Chings. E eu estava num ambiente propício para a referência adâmica do final; Ibiza era o paraíso da contracultura, refúgio de hippies de todo o mundo: europeus, americanos, brasileiros, indianos.”
Andar com fé
Gilberto Gil
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Que a fé tá na mulher
A fé tá na cobra coral
Ô-ô
Num pedaço de pão
A fé tá na maré
Na lâmina de um punhal
Ô-ô
Na luz, na escuridão
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
A fé tá na manhã
A fé tá no anoitecer
Ô-ô
No calor do verão
A fé tá viva e sã
A fé também tá pra morrer
Ô-ô
Triste na solidão
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Andá com fé eu vou
Que a fé não costuma faiá
Certo ou errado até
A fé vai onde quer que eu vá
Ô-ô
A pé ou de avião
Mesmo a quem não tem fé
A fé costuma acompanhar
Ô-ô
Pelo sim, pelo não
BR-GPG-1200074
© Gege Edições Musicais
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
percussão – Gustavo di Dalva
violão e guitarra – Bem Gil
violoncelo – Jaques Morelembaum
violino – Nicolas Krassik
– – Orquestra Petrobras Sinfônica
efeitos eletrônicos – Eduardo Manso
Outras gravações:
“Carla visita Gilberto Gil”, Carla Visi, MZA
“Malabaristas do sinal vermelho”, João Bosco, Sony Music
“Songbook Gilberto Gil 3”, Jorge Mautner e Nelson Jacobina, Lumiar 1922
“Mais coisas do Brasil”, Leila Pinheiro, Universal Music 2001
“Marcus Menna”, Marcus Menna, LGK Music 2007
“Ney ao vivo”, Ney Matogrosso, Universal Music
“A música de Gilberto Gil”, TCPA/TOP CAT 2007
“Axé”, Rappin Hood ,Trama 2005
“Um pouquinho de Brasil”, Brasilian Trombone Ensemble, CPC/UMES 2004
“Dois amigos, um século de música”, Caetano Veloso e Gilberto Gil, Gege/ UNS/ Sony Music 2015
“Carla visita Gilberto Gil”, Carla Visi, Mza 2001
“40 anos de sucesso”, Coral Grupo Vozes, D’altomare 2012
“Quilombo musica”, Elsio Alvarez, RGE
“Uma flauta na MPB”, Estevao Teixeira, CID 1998
“Quando o céu clarear”, Fabiana Cozza e Rappin Hood, Lua Produções 2009
Forracatu, Sony Music 1998
“Bandadois”, Gilberto Gil, Gege Produções 2009
“Banda larga ao vivo em São Paulo”, Gilberto Gil, Gege Produções 2008
“Concerto de cordas e máquinas de ritmo”, Gilberto Gil, Gege Produções/Biscoito Fino 2012
“Um banda um”, Gilberto Gil, Warner Music 1990
“Eletracústico”, Gilberto Gil, Warner Music 2004
“Gil + 10”, Gilberto Gil e Preta Gil, Pedra da Gávea 2011
“Duetos”, Gilberto Gil e Happin Hood, Warner Music 2007
“A casa do Zé para crianças”, Grupo a casa do Zé 2008
“Presente de vô”, Grupo Ponto de Partida e Coral Meninos de Araçuaí 2013
Grupo Rastapé, EMI Music 2006
“Sujeito homem II “, Happin Hood, Trama 2005
“Iriê”, Iriê, Orbeat 2006
“Ito Moreno e banda Clube do Forro”, Ito Moreno, Veleiro 2001
“Malabaristas do sinal vermelho”, João Bosco, Sony Music 2003
“Decamerão”, Jorge Mautner e Nelson Jacobina, Som Livre 2009
“Barato total – Elas cantam Gilberto Gil”, Som livre 2008
“Mais coisas do Brasil”, Leila Pinheiro, Universal Music 2001
“Marcus Menna”, Marcus Menna, LGK Music 2007
“Para Gil e Caetano”, Margareth Menezes, Canal Brasil 2014
“Menina do Céu”, Menina do Céu, Radar Records 2013
“Festa no Céu”, Menina do Céu, Sony Music 2015
“Castelo Eletrônico”, Miska 2002
“Ney ao vivo”, Ney Matogrosso, Universal Music 2008
“Clássicos da MPB”, Orquestra Sinfônica UFRN e Camila Masiso, SESC 2012
“Brasil de A a Z”, Rastape, EMI Music 2007
“Rock in Rio 30 anos”, Skank, Musickeria 2015
“MPB em Chorinho”, Toco Preto, CID 1999
Domingo no parque
Gilberto Gil
O rei da brincadeira – ê, José
O rei da confusão – ê, João
Um trabalhava na feira – ê, José
Outro na construção – ê, João
A semana passada, no fim da semana
João resolveu não brigar
No domingo de tarde saiu apressado
E não foi pra Ribeira jogar
Capoeira
Não foi pra lá pra Ribeira
Foi namorar
O José como sempre no fim da semana
Guardou a barraca e sumiu
Foi fazer no domingo um passeio no parque
Lá perto da Boca do Rio
Foi no parque que ele avistou
Juliana
Foi que ele viu
Juliana na roda com João
Uma rosa e um sorvete na mão
Juliana, seu sonho, uma ilusão
Juliana e o amigo João
O espinho da rosa feriu Zé
E o sorvete gelou seu coração
O sorvete e a rosa – ô, José
A rosa e o sorvete – ô, José
Oi, dançando no peito – ô, José
Do José brincalhão – ô, José
O sorvete e a rosa – ô, José
A rosa e o sorvete – ô, José
Oi, girando na mente – ô, José
Do José brincalhão – ô, José
Juliana girando – oi, girando
Oi, na roda gigante – oi, girando
Oi, na roda gigante – oi, girando
O amigo João – João
O sorvete é morango – é vermelho
Oi, girando, e a rosa – é vermelha
Oi, girando, girando – é vermelha
Oi, girando, girando – olha a faca!
Olha o sangue na mão – ê, José
Juliana no chão – ê, José
Outro corpo caído – ê, José
Seu amigo, João – ê, José
Amanhã não tem feira – ê, José
Não tem mais construção – ê, João
Não tem mais brincadeira – ê, José
Não tem mais confusão – ê, João
BR-GPG-1200075
© Gege Edições Musicais
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
percussão – Gustavo di Dalva
violão e guitarra – Bem Gil
violoncelo – Jaques Morelembaum
violino – Nicolas Krassik
– – Orquestra Petrobras Sinfônica
efeitos eletrônicos – Eduardo Manso
Outras gravações:
“Cordas vocais”, Andrea Montezuma e Jorjão Carvalho
“A voz do bandolim”, Armandinho, Vison
“Banda de Boca”, Banda de Boca, Atração
“Céu da Boca”, Céu da Boca, Polygram
“Claudya e Zimbo Trio”, Claudya e Zimbo Trio, Movieplay
“Cynara & Cybele”, Cynara & Cybele, CBS
“Atenciosamente”, Duofel, Trama
“Minha voz”, Gal Costa, Philips
“Gaya e Rogério Duprat”, Gaya e Rogério Duprat, Philips
“Nova série”, Golden Boys, Warner Music
“Rastapé”, Rastapé, EMI Music
“Grupo Sensação”, Grupo Sensação, Warner
“Songbook Gilberto Gil”, Hermeto Pascoal e Margareth Menezes, Lumiar Music
“Margareth Menezes”, Margareth Menezes, Natasha
“A arte de Os Mutantes”, Os Mutantes, Universal Music
“Os Solistas”, Os Solistas, Fermata
“Reginaldo Rossi”, Reginaldo Rossi, Chantecler
“Rita Lee ao vivo”, Rita Lee, Biscoito Fino
“A banda tropicalista do Duprat”, Rogério Duprat, Universal Music
“Titulares do Ritmo”, Titulares do Ritmo, RGE
“Juventude 2000”, Wilson das Neves e seu conjunto, EMI Music
“Zimbo Trio”, Zimbo Trio, RGE
Montar algo diferente, partindo de elementos regionais, baianos, para o festival da TV Record: esse era o projeto de Gil ao começar a pensar a canção. “Daí a idéia”, conta ele, “de usar um toque de berimbau, de roda de capoeira, como numa cantiga folclórica. O início da melodia e da letra da música já é tirado desses modos. Com a caracterização do capoeirista e do feirante como personagens, eu já tinha os elementos nítidos para começar a criação da história.”
*
“Algumas pessoas pensam que rima é só ornamento, mas a rima descortina paisagens e universos incríveis; de repente, você se depara no lugar mais absurdo. Eu, que a procuro primeiro na cabeça, no alfabeto interno – mas também vou ao dicionário -, vejo três fatores simultâneos determinantes para a escolha da rima: além do som, o sentido e o necessário deslocamento.
“Em Domingo no Parque, pra rimar com ‘sumiu’, eu cheguei à Boca do Rio (bairro de Salvador). E quando eu pensei na Boca do Rio, me veio um parque de diversões que eu tinha visto, não sei quantos anos antes, instalado lá, e que, desde então, identificava a Boca do Rio pra mim: desde aquele dia, a lembrança do lugar vinha sempre junto com a roda gigante que eu tinha visto lá. Aí eu quis usar o termo e anotei, lateralmente, no papel: ‘roda gigante’. Ela ia
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. Esse cookie é usado para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analíticos". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. Esse cookie é usado para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcionais". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. Esse cookie é usado para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessários". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. Esse cookie é usado para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. Esse cookie é usado para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 meses | Este cookie é definido pelo plugin GDPR Cookie Consent. Esse cookie é usado para registrar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_gat | 1 minuto | Este cookie é instalado pelo Google Universal Analytics para restringir a taxa de solicitação e, assim, limitar a coleta de dados em sites de alto tráfego. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 2 anos | O _ga cookie, instalado pelo Google Analytics, calcula dados de visitantes, sessões e campanhas e também acompanha o uso do site para o relatório de análise do site. O cookie armazena informações anonimamente e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos. |
_gid | 1 dia | Instalado pelo Google Analytics, _gid de cookies armazena informações sobre como os visitantes usam um site, ao mesmo tempo em que criam um relatório de análise do desempenho do site. Alguns dos dados coletados incluem o número de visitantes, sua fonte e as páginas que visitam anonimamente. |
CONSENT | 2 anos | O YouTube define esse cookie através de vídeos incorporados no YouTube e registra dados estatísticos anônimos. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 meses 27 dias | Um cookie definido pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o usuário recebe a nova ou antiga interface do jogador. |
YSC | Sessão | O cookie YSC é definido pelo Youtube e é usado para rastrear as visualizações de vídeos incorporados nas páginas do Youtube. |
yt-remote-connected-devices | Nunca | O YouTube define esse cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando vídeo incorporado do YouTube. |
yt-remote-device-id | Nunca | O YouTube define esse cookie para armazenar as preferências de vídeo do usuário usando vídeo incorporado do YouTube. |
yt.innertube::nextId | Nunca | Este cookie, definido pelo YouTube, registra um ID exclusivo para armazenar dados sobre quais vídeos do YouTube o usuário já viu. |
yt.innertube::requests | Nunca | Este cookie, definido pelo YouTube, registra um ID exclusivo para armazenar dados sobre quais vídeos do YouTube o usuário já viu. |