Refestança
(1978)1. Refestança (05:41)
Refestança
Gilberto Gil
Rita Lee
Refestança, dança, dança, dança, dança
Quem pode dançar
Refestança, canta, canta, canta, canta
Quem pode cantar
Na hora, aqui agora, quando a banda tocar
Senhoras e senhores, crianças, vamos voar
Voar, voar, podem desatar os cintos de segurança
Que a esperança é vontade
Que a bonança é verdade
Que a verdade é amar
Refestança, dança, dança, dança, dança
Quem pode dançar
Refestança, canta, canta, canta, canta
Quem pode cantar
Só não pode quem não quiser
Ver que o céu da terra é azul
Ver que o verde é verde
Que a vida viaja
E com a vida a gente vai, vai, vai, vai
Refestança, dança, dança, dança, dança
Quem pode dançar
Refestança, canta, canta, canta, canta
Quem pode cantar
60.297.590
© Gege Edições Musicais / © Warner/Chappell Edições Musicais LTDA.
Ficha técnica da faixa:
voz – Gilberto Gil
baixo – Moacyr Albuquerque
guitarra – Perinho Santana
voz – Rita Lee
guitarra – Luís Carlos Santos
teclado – Cidinho
percussão – Djalma Correa
coro – Lucia Turnbull
baixo – Lee Ritenour
coro – Wilson Pinto de Oliveira
percussão – Naila Skorpio
2. É proibido fumar (02:20)
É proibido fumar
Roberto Carlos
Erasmo Carlos
É proibido fumar
Diz o aviso que eu li
É proibido fumar
Pois o fogo pode pegar
Mas não adianta o aviso olhar
Pois a brasa aqui agora eu vou mandar
Nem bombeiro pode apagar
É poribido fumar
Diz o aviso que eu li
É proibido fumar
Pois o fogo pode pegar
Mas não adianta o aviso olhar
Pois a brasa aqui agora eu vou mandar
Nem bombeiro pode apagar
Nem bombeiro pode apagar
Eu pego uma garota
E canto uma canção
E nela dou um beijo
Com empolgação
Do beijo sai faísca
E a turma toda grita
Que o fogo pode pegar!
Nem bombeiro pode apagar
O beijo que eu dei nela assim
Nem bombeiro pode apagar
Garota pegou fogo em mim
Sigo incendiando bem contente e feliz
Nunca respeitando o aviso que diz:
É proibido fumar
É proibido fumar
É proibido fumar
É proibido fumar
60.296.151
© Sony Music
Ficha técnica da faixa:
voz – Gilberto Gil
baixo – Moacyr Albuquerque
guitarra – Perinho Santana
voz – Rita Lee
percussão – Djalma Correa
coro – Lucia Turnbull
teclado – Cidinho Texeira
coro – Wilson Pinto de Oliveira
coro – Wilson Pinto de Oliveira
percussão – Naila Skorpio
bateria – Carlos Alberto Charlegre
baixo – Lee Marcucci
guitarra – Luis Sérgio Carlini
teclado – Roberto de Carvalho
3. Odara (04:30)
Odara
Caetano Veloso
Deixa eu dançar pro meu corpo ficar odara
Minha cara minha cuca ficar odara
Deixa eu cantar que é pro mundo ficar odara
Pra ficar tudo jóia rara
Qualquer coisa que se sonhara
Canto e danço que dara
© G
Ficha técnica da faixa:
voz – Gilberto Gil
violão – Gilberto Gil
baixo – Moacyr Albuquerque
guitarra – Perinho Santana
voz – Rita Lee
percussão – Djalma Correa
coro – Lucia Turnbull
teclado – Cidinho Texeira
bateria – Carlos Alberto Charlegre
4. Domingo no parque (04:34)
Domingo no parque
Gilberto Gil
O rei da brincadeira – ê, José
O rei da confusão – ê, João
Um trabalhava na feira – ê, José
Outro na construção – ê, João
A semana passada, no fim da semana
João resolveu não brigar
No domingo de tarde saiu apressado
E não foi pra Ribeira jogar
Capoeira
Não foi pra lá pra Ribeira
Foi namorar
O José como sempre no fim da semana
Guardou a barraca e sumiu
Foi fazer no domingo um passeio no parque
Lá perto da Boca do Rio
Foi no parque que ele avistou
Juliana
Foi que ele viu
Juliana na roda com João
Uma rosa e um sorvete na mão
Juliana, seu sonho, uma ilusão
Juliana e o amigo João
O espinho da rosa feriu Zé
E o sorvete gelou seu coração
O sorvete e a rosa – ô, José
A rosa e o sorvete – ô, José
Oi, dançando no peito – ô, José
Do José brincalhão – ô, José
O sorvete e a rosa – ô, José
A rosa e o sorvete – ô, José
Oi, girando na mente – ô, José
Do José brincalhão – ô, José
Juliana girando – oi, girando
Oi, na roda gigante – oi, girando
Oi, na roda gigante – oi, girando
O amigo João – João
O sorvete é morango – é vermelho
Oi, girando, e a rosa – é vermelha
Oi, girando, girando – é vermelha
Oi, girando, girando – olha a faca!
Olha o sangue na mão – ê, José
Juliana no chão – ê, José
Outro corpo caído – ê, José
Seu amigo, João – ê, José
Amanhã não tem feira – ê, José
Não tem mais construção – ê, João
Não tem mais brincadeira – ê, José
Não tem mais confusão – ê, João
60.296.194
© Gege Edições / Preta Music (EUA & Canada)
Ficha técnica da faixa:
voz – Gilberto Gil
baixo – Moacyr Albuquerque
guitarra – Perinho Santana
voz – Rita Lee
percussão – Djalma Correa
coro – Lucia Turnbull
teclado – Cidinho Texeira
bateria – Carlos Alberto Charlegre
Outras gravações:
“Cordas vocais”, Andrea Montezuma e Jorjão Carvalho
“A voz do bandolim”, Armandinho, Vison
“Banda de Boca”, Banda de Boca, Atração
“Céu da Boca”, Céu da Boca, Polygram
“Claudya e Zimbo Trio”, Claudya e Zimbo Trio, Movieplay
“Cynara & Cybele”, Cynara & Cybele, CBS
“Atenciosamente”, Duofel, Trama
“Minha voz”, Gal Costa, Philips
“Gaya e Rogério Duprat”, Gaya e Rogério Duprat, Philips
“Nova série”, Golden Boys, Warner Music
“Rastapé”, Rastapé, EMI Music
“Grupo Sensação”, Grupo Sensação, Warner
“Songbook Gilberto Gil”, Hermeto Pascoal e Margareth Menezes, Lumiar Music
“Margareth Menezes”, Margareth Menezes, Natasha
“A arte de Os Mutantes”, Os Mutantes, Universal Music
“Os Solistas”, Os Solistas, Fermata
“Reginaldo Rossi”, Reginaldo Rossi, Chantecler
“Rita Lee ao vivo”, Rita Lee, Biscoito Fino
“A banda tropicalista do Duprat”, Rogério Duprat, Universal Music
“Titulares do Ritmo”, Titulares do Ritmo, RGE
“Juventude 2000”, Wilson das Neves e seu conjunto, EMI Music
“Zimbo Trio”, Zimbo Trio, RGE
Montar algo diferente, partindo de elementos regionais, baianos, para o festival da TV Record: esse era o projeto de Gil ao começar a pensar a canção. “Daí a idéia”, conta ele, “de usar um toque de berimbau, de roda de capoeira, como numa cantiga folclórica. O início da melodia e da letra da música já é tirado desses modos. Com a caracterização do capoeirista e do feirante como personagens, eu já tinha os elementos nítidos para começar a criação da história.”
*
“Algumas pessoas pensam que rima é só ornamento, mas a rima descortina paisagens e universos incríveis; de repente, você se depara no lugar mais absurdo. Eu, que a procuro primeiro na cabeça, no alfabeto interno – mas também vou ao dicionário -, vejo três fatores simultâneos determinantes para a escolha da rima: além do som, o sentido e o necessário deslocamento.
“Em Domingo no Parque, pra rimar com ‘sumiu’, eu cheguei à Boca do Rio (bairro de Salvador). E quando eu pensei na Boca do Rio, me veio um parque de diversões que eu tinha visto, não sei quantos anos antes, instalado lá, e que, desde então, identificava a Boca do Rio pra mim: desde aquele dia, a lembrança do lugar vinha sempre junto com a roda gigante que eu tinha visto lá. Aí eu quis usar o termo e anotei, lateralmente, no papel: ‘roda gigante’. Ela ia ter que vir pra história de alguma maneira, em instantes.
“Era preciso também fazer o João e o José se encontrarem. O João não tinha ido ‘pra lá’, pra Ribeira; tinha ido ‘namorar’ (pra rimar com ‘lá’). Onde? Na Boca do Rio, pra onde o José, de outra parte da cidade, também foi. No parque vem a conformação dos caracteres psicológicos dos dois. Um, audacioso, aberto, expansivo. O outro, tímido, recuado. Esse, louco por Juliana mas sem coragem de se declarar, vivia há tempos um amor platônico, idealizando uma oportunidade pra falar com ela. Naquele dia ele chega ao parque e a encontra com João, que estava ali pela primeira vez e não a conhecia, mas já tinha cantado Juliana e se divertia com ela na roda gigante. É a decepção total pro José, que não resiste.
“Era só concluir. A roda gigante gira, e o sorvete, até então sorvete só, já é sorvete de morango pra poder ser vermelho, e a rosa, antes rosa só, é vermelha também, e o vermelho vai dando a sugestão de sangue – bem filme americano -, e, no corte, a faca e o corte mesmo. O súbito ímpeto, a súbita manifestação de uma potência no José: ele se revela forte, audaz, suficiente. A coragem que ele não teve para abordar Juliana, ele tem para matar.”
*
“A canção nasceu, portanto, da vontade de mimetizar o canto folk e de representar os arquétipos da música de capoeira com dados exclusivos, específicos: com um romance desse, essa história mexicana. Está tudo casado.”
*
“Domingo no Parque, como Luzia Luluza e outras do mesmo período, foi feita no Hotel Danúbio, onde eu morei durante um ano, em São Paulo. Nana [a cantora Nana Caymmi, segunda mulher de Gil] dormia ao meu lado. Nós tínhamos vindo da casa do pintor Clovis Graciano – amigo de Caymmi -, onde eu tinha rememorado muito a Bahia e Caymmi. Eu estava impregnado disso, e por isso saiu Domingo no Parque: por causa de Caymmi, da filha dele, dos quadros na parede. A umas duas da manhã fomos para o hotel e eu fiquei com aquilo na cabeça: ‘Vou fazer uma música à la Caymmi, fazer de novo um Caymmi, Caymmi hoje!’ Peguei papel e violão e trabalhei a noite toda. Já era dia, quando eu terminei. De manhã, gravei.”
5. Back in Bahia (02:29)
Back in Bahia
Gilberto Gil
Lá em Londres, vez em quando me sentia longe daqui
Vez em quando, quando me sentia longe, dava por mim
Puxando o cabelo
Nervoso, querendo ouvir Cely Campelo pra não cair
Naquela fossa
Em que vi um camarada meu de Portobello cair
Naquela falta
De juízo que eu não tinha nem uma razão pra curtir
Naquela ausência
De calor, de cor, de sal, de sol, de coração pra sentir
Tanta saudade
Preservada num velho baú de prata dentro de mim
Digo num baú de prata porque prata é a luz do luar
Do luar que tanta falta me fazia junto com o mar
Mar da Bahia
Cujo verde vez em quando me fazia bem relembrar
Tão diferente
Do verde também tão lindo dos gramados campos de lá
Ilha do Norte
Onde não sei se por sorte ou por castigo dei de parar
Por algum tempo
Que afinal passou depressa, como tudo tem de passar
Hoje eu me sinto
Como se ter ido fosse necessário para voltar
Tanto mais vivo
De vida mais vivida, dividida pra lá e pra cá
60.296.275
© Gege Edições Musicais
Ficha técnica da faixa:
voz – Gilberto Gil
voz – Rita Lee
coro – Wilson Pinto de Oliveira
percussão – Naila Skorpio
baixo – Lee Marcucci
guitarra – Luis Sérgio Carlini
teclado – Roberto de Carvalho
bateria – Sérgio Della Mônica
Outras gravações:
“Alexandre Leão”, Alexandre Leão, Velas
“Estúdio Coca Cola”, Nando Reis e Cachorro Grande, Universal Music
“Cinema Ipanema”, Ricardo Vilas, ROB Digital
“Maravilhosa”, Wanderléa, Universal Music
“A arte de Gilberto Gil”, Gilberto Gil, Polygram/Fontana 1985
Banda Gardenais 2001
“Songbook Gilberto Gil – vol 2”, Barão Vermelho, Lumiar Discos 2015
“E-collection disco 2”, Barão Vermelho, Warner Music 2000
“Dois amigos, um século de música”, Caetano Veloso e Gilberto Gil 2015
“Impressões de viagem”, Eminência Parda, Blues Time 2007
“Eminência Parda”, Blues Time Do Brasil 2010
“Expresso 2222”, Gilberto Gil, Polygram 1972
“Umeboshi – ao vivo, 1973”, Gilberto Gil, Discobertas 2017
“Back in Bahia – ao vivo (1972)”, Gilberto Gil, Discobertas 2017
“Millennium”, Gilberto Gil, Universal Music 2004
“Durval discos {trilha sonora}”, Gilberto Gil, Universal Music 2003
“Gilberto Gil 2-lados”, Gilberto Gil, Universal Music 2010
“Trilha sonora do filme 1972”, Gilberto Gil, Universal Music 2005
“O cordão da liberdade”, Gilberto Gil, Philips 1981
“Serie sem limite – cd 1”, Gilberto Gil, Universal Music 2001
“20 grandes sucessos de Gilberto Gil”, Gilberto Gil, Polygram 1998
“O viramundo ao vivo-cd 1”, Gilberto Gil, Polygram 1998
“Minha historia”, Gilberto Gil, Polygram 1993
“Personalidade”, Gilberto Gil, Polygram 1987
“Wahari Binaural – música e ciência”, Instrumental, Adalberto Nazareth De Almeida Camargo 2015
“Wahari Binaural – música e ciência”, Augusto Ernesto Weber 2016
“Movimento”, Jose Augusto Silvestre 2001
“Lanny Quartet”, Lanny Gordin, Tratore Distribuição de CD 2012
“Estúdio Coca Cola”, Nando Reis e Cachorro Grande, Universal Music 2007
“Brasileiro-o som que vem da terra”, Nordeste, Sony Music 1999
“Cine Ipanema”, Ricardo Vilas, ROD Digital 2004
“Refestança”, Rita Lee e Gilberto Gil, EMI 2003
“Caixa Rita Lee”, Rita Lee e Gilberto Gil, Universal Music 2015
“Pequeno cotolengo do Paraná”, Wanderlea 2003
“O amor sobreviverá”, Wanderléa, Copyrights Consultoria 2003
“Wanderléa”, Wanderléa, Tratore Distribuição de CD’S 2011
“Millennium”, Wanderléa, Universal Music 2005
“Maravilhosa”, Wanderléa, Universal Music 2004
“Era o primeiro verão na Bahia depois que eu tinha voltado de Londres, e eu fui à festa de Nossa Senhora da Conceição em Santo Amaro da Purificação. Eu estava na casa onde Canô, mãe de Caetano, estava dando a festa; vendo as pessoas queridas e a alegria que emanava delas, da lembrança da saudade que eu sentia dessas e outras coisas em Londres veio o impulso para escrever a canção – que eu comecei ali, letra e música juntas, de cabeça, e complementei no dia seguinte, já na casa de Sandra, na Graça, em Salvador.
“Back in Bahia se baseia em motivos musicais muito íntimos, nordestinos – improviso, embolada, galope, martelo -, e em modos cordélicos, com rimas rítmicas [e também internas], típicas do versejar nordestino, e versos simétricos [quase todos de 16 sílabas]: entre eles, o ‘de vida vivida dividida pra lá e pra cá’, de que eu mais gosto: poesia pura, concreta, como o ‘fazer o canto cantar o (rimando com cântaro) o cantar’, em Palco.”
6. Giló (03:11)
Giló
Rita Lee
Você já viu um cara
Na cabeça uma porção de trancinha
Ele é o tal
Que nunca me deixa sozinha
Você escutou as coisas
Que esse cara canta pra todo mundo
E ele tocou pro rei, pra dama, pro vagabundo
E fugiu Berto
Bem perto de Gilberto
Bem perto de Gil é o xodó
Um grilo, um rebelde, um herói, um “cumpadre”
Superestou com você
Desde um domingo no parque
Ah, a gente sabe agora
Quando escuta um “Ovation”danado
Mandando ver um afro-samba-rock rasgado
É que surgiu Berto
Bem perto de Gilberto
Bem perto de Gil
60.296.399
© Warner/Chappell Edições Musicais LTDA.
Ficha técnica da faixa:
voz – Gilberto Gil
voz – Rita Lee
coro – Wilson Pinto de Oliveira
percussão – Naila Skorpio
baixo – Lee Marcucci
guitarra – Luis Sérgio Carlini
teclado – Roberto de Carvalho
bateria – Sérgio Della Mônica
7. Ovelha negra (07:47)
Ovelha negra
Rita Lee
Levava uma vida sossegada
Gostava de sombra e água fresca
Meu Deus quanto tempo eu passei
Sem saber
Foi quando meu pai me disse filha
Você é a ovelha negra da família
Agora é hora de você assumir
E sumir
Baby baby
Não adianta chamar
Quando alguém está perdido
Procurando se encontrar
Baby baby
Não vale a pena esperar, oh não
Tire isso da cabeça
Ponha o resto no lugar
Levava uma vida sossegada
Gostava de sombra e água fresca
Meu Deus quanto tempo eu passei
Sem saber
Foi quando meu pai me disse filha
Você é a ovelha negra da família
Agora é hora de você assumir
E sumir
Baby baby
Não adianta chamar
Quando alguém está perdido
Procurando se encontrar
Baby baby
Não vale a pena esperar, oh não
Tire isso da cabeça
Ponha o resto no lugar
60.296.313
© Warner/Chappell Edições Musicais LTDA.
Ficha técnica da faixa:
voz – Gilberto Gil
violão – Gilberto Gil
baixo – Moacyr Albuquerque
guitarra – Perinho Santana
voz – Rita Lee
percussão – Djalma Correa
coro – Lucia Turnbull
teclado – Cidinho Texeira
bateria – Carlos Alberto Charlegre
8. Eu só quero um xodó (04:53)
Eu só quero um xodó
Dominguinhos
Anastácia
Que falta eu sinto de um bem
Que falta me faz um xodó
Mas como eu não tenho ninguém
Eu levo a vida assim tão só
Eu só quero um amor
Que acabe o meu sofrer
Um xodó pra mim
Do meu jeito assim
Que alegre o meu viver
60.296.356
© Warner/Chappell Edições Musicais LTDA.
Ficha técnica da faixa:
voz e violão – Gilberto Gil
Outras gravações:
“Chill Brazil – vol. 4”, Gilberto Gil 2006
9. De leve (Get Back) (03:48)
De leve (Get Back)
Gilberto Gil
Jo Jo era um cara que pensava que era
Mas sabia que era não
Saiu de Pelotas, foi atrás da hera
Trepadeira de verão
De leve
De leve
De leve, que é na contramão
De leve
De leve
De leve, que é na contramão
Sweet Loreta Martinica da cuíca
Muito garotão curtiu
Juram que viram Loreta de cueca
Dizem minas lá no Rio
De leve
De leve
De leve, que é na contramão
De leve
De leve
De leve, que é na contramão
60.296.437
© Gege Edições Musicais
Ficha técnica da faixa:
voz – Gilberto Gil
baixo – Moacyr Albuquerque
guitarra – Perinho Santana
voz – Rita Lee
coro – Wilson das Neves
percussão – Djalma Correa
coro – Lucia Turnbull
baixo – Lee Ritenour
teclado – Cidinho Texeira
percussão – Naila Skorpio
bateria – Carlos Alberto Charlegre
guitarra – Luis Sérgio Carlini
bateria – Sérgio Della Mônica
guitarra – Roberto de Carvalho
teclado – Roberto de Carvalho
[ Get Back, de John Lennon e Paul McCartney ]
10. Arrombou a festa (05:01)
Arrombou a festa
Rita Lee
Paulo Coelho
60.178.078
© Warner/Chappell Edições Musicais LTDA.
Ficha técnica da faixa:
voz – Gilberto Gil
voz – Rita Lee
guitarra – Roberto Carlos
teclado – Roberto Carlos
coro – Wilson Pinto de Oliveira
percussão – Naila Skorpio
baixo – Lee Marcucci
guitarra – Luis Sérgio Carlini
bateria – Sérgio Della Mônica
11. Refestança (01:51)
Refestança
Gilberto Gil
Rita Lee
Refestança, dança, dança, dança, dança
Quem pode dançar
Refestança, canta, canta, canta, canta
Quem pode cantar
Na hora, aqui agora, quando a banda tocar
Senhoras e senhores, crianças, vamos voar
Voar, voar, podem desatar os cintos de segurança
Que a esperança é vontade
Que a bonança é verdade
Que a verdade é amar
Refestança, dança, dança, dança, dança
Quem pode dançar
Refestança, canta, canta, canta, canta
Quem pode cantar
Só não pode quem não quiser
Ver que o céu da terra é azul
Ver que o verde é verde
Que a vida viaja
E com a vida a gente vai, vai, vai, vai
Refestança, dança, dança, dança, dança
Quem pode dançar
Refestança, canta, canta, canta, canta
Quem pode cantar
60.297.590
© Gege Edições Musicais / © Warner/Chappell Edições Musicais LTDA.
Ficha técnica da faixa:
voz – Gilberto Gil
voz – Rita Lee